15/06/2018
Ambulatório de Saúde da Mulher de Birigui abrirá no dia 23 de junho para a coleta de preventivos

A Organização Social Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Birigui, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizará no dia 23 de junho mais uma campanha de prevenção contra o câncer do colo do útero. O Ambulatório de Saúde da Mulher, localizado na praça Gumercindo de Paiva Castro, s/nº, Centro, ficará aberto das 8h às 13h para a coleta de preventivos.

Será necessário apresentar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), comprovante de residência, CPF e RG (original e uma cópia). Para realizar o exame, a mulher não pode estar menstruada. É orientado ainda a não ter relação sexual, usar pomada ou creme e fazer ducha vaginal dois dias antes da coleta.

De acordo com a coordenadora do Ambulatório de Saúde da Mulher, Lucimar Batista Costa Moreira, a campanha visa alcançar as mulheres que estão com a coleta em atraso. “Nosso objetivo é atingir as operárias que residem em nossa cidade e não conseguem realizar o exame durante a semana porque não podem se ausentar do trabalho”, explicou.

PREVENÇÃO

O exame é importante para prevenir ou diagnosticar precocemente o câncer do colo do útero, pois quando a doença é tratada em sua fase inicial as chances de cura são muito maiores. Os preventivos serão analisados pelo Hospital o Câncer de Barretos. Em casos de alterações, as pacientes receberão acompanhamento na rede municipal de saúde.

É recomendável que o preventivo seja feito uma vez por ano ou conforme orientação médica. Os exames podem ser feitos gratuitamente na rede pública de saúde durante todo o ano, de segunda a sexta-feira nas UBSs ou no Ambulatório de Saúde da Mulher. O exame pode ser agendado também diretamente com os agentes comunitários de saúde, nas visitas casa a casa.

Texto: Rafael Lopes