21/06/2018
Encontro de Gestantes na UBS 3 contou com orientações do projeto “Sorriso Feliz”

As orientações às gestantes feitas pela Secretaria Municipal de Saúde nas UBSs (Unidade Básica de Saúde) de Birigui ganharam um reforço na tarde desta quinta-feira, dia 21 de junho.

Na UBS 3, do bairro Izabel Marin, além das orientações sobre amamentação e cuidados básicos com o bebê, as mulheres grávidas receberam informações sobre a importância da higiene oral da mãe e do bebê.

O “reforço” no atendimento as gestantes foi feito pelos profissionais do projeto “Sorriso Feliz – Saúde da Boca na Primeiríssima e Primeira Infância”, desenvolvido na Rede Municipal de Ensino de Birigui desde 2012.

“O objetivo foi capacitar a comunidade para educar mães a respeito da saúde oral do bebê e da criança. Será abordada a importância da higiene oral desde a gravidez, pois a saúde bucal e do corpo da mãe tem relação direta com o desenvolvimento do bebê”, explicou o explicou o coordenador do projeto “Sorriso Feliz”, Wilson Galhego Garcia.

O “Sorriso Feliz” é desenvolvido pela FOA (Faculdade de Odontologia), da Unesp Araçatuba, em parceria com a Prefeitura de Birigui, por meio das secretarias de Saúde e Educação. O diretor da FOA, Wilson Roberto Poi, também participou da ação desta quinta-feira (21) na UBS 3.

O objetivo do projeto é o desenvolvimento de ações integradas para fortalecer a saúde bucal de estudantes do município e prevenir as cáries. O público-alvo são crianças de até 9 anos.

PREFEITO VISITA – O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, esteve na UBS 3 durante a orientação do “Sorriso Feliz”. O chefe do Executivo entregou aos profissionais da Unesp cópia da lei municipal - de sua autoria - aprovada na última terça-feira, 19/6.

Com a aprovação do projeto, creches, escolas, unidades de ensino e os agentes comunitários de saúde do município de Birigui terão ações de fortalecimento da atenção básica à saúde bucal na primeira infância, de conscientização e prevenção por diagnóstico precoce de doenças da boca.

“As ações terão como base o projeto Sorriso Feliz, já que cientificamente foi comprovado que a falta de cuidado com a saúde da boca agrava doenças como endocardite, sepse, diabetes, hipertensão, osteoporose, artrite reumatoide, câncer bucal, aterosclerose, colite, endometriose e obesidade, entre outras. Quem não cuida da saúde da boca tem mais chances de ficar doente”, falou o prefeito.

A lei, que será sancionada nos próximos dias, prevê campanhas publicitárias de grande alcance e acessíveis para mães, pais, professores e responsáveis, com conteúdo que enfatize a importância da prática de higienização oral para a saúde da criança.

Para as crianças que não estão matriculadas nas unidades de ensino da Prefeitura de Birigui, a lei determina que agentes de saúde visitem as residências. Serão profissionais que passarão para mães e gestantes como cuidar da saúde bucal dos filhos, além de distribuir material educativo com informações de conscientização e prevenção.

Canadá – O “Sorriso Feliz” será apresentado no Canadá. O projeto é foco de um estudo financiado pela Mitacs Globalink, uma fundação de incentivo à pesquisa científica daquele país.

O objetivo é apresentar o trabalho que é feito em Birigui para o governo canadense e que ele sirva de inspiração para a promoção de saúde básica no Canadá.

“Esse projeto é um sucesso e por isso, foi transformado em Lei Municipal. Parabéns aos profissionais envolvidos”, completou o prefeito Cristiano Salmeirão.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto e fotos: Tiago Lotto