10/07/2018
Demandas do Turismo acionam o projeto Birigui Cidade Inteligente

O prefeito Cristiano Salmeirão tem reiterado aos vários órgãos municipais para se inteirarem dos detalhes do projeto Birigui Cidade Inteligente, antevendo a transformação na qualidade da prestação de serviços da Prefeitura aos cidadãos, via integração dos sistemas pela nova plataforma digital.

Nesse sentido, o Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, interessado em apropriar na plataforma o inventário turístico da cidade, solicitou à empresa através de sua diretora Teka Betini esclarecimentos sobre o projeto aos conselheiros do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo.

Nesta terça-feira, dia 10 de julho, uma reunião ocorreu na Incubadora de Base Tecnológica de Birigui (onde startups locais se desenvolvem), localizada na Universidade Brasil, sob coordenação de Cassio Betine, anfitrião do encontro e que apresentou os ótimos resultados da iniciativa, já com aplicativo em testes na Expo de Araçatuba.

O projeto

Nessa oportunidade, Nelson Eduardo, representante da Mitra apresentou os links dos portais de acompanhamento de todo o projeto, em todas suas etapas, do novo mapa digital básico e dos portais do Cidadão e de Governo, esclarecendo sobre a retificação no cadastro imobiliário, que identificou milhares de imóveis com diferenças nas suas áreas construídas.

Sobre a atualização do cadastro mobiliário informou que todas as empresas com alguma atividade econômica estão cadastradas no sistema, já integrado a órgãos estaduais e federais, prestes a ser concluído e entregue ao município.

Na mesma reunião, esclareceu também sobre o Portal do Cidadão (parte do Cadastro Técnico Multifinalitário, do qual será emitido o cartão único do cidadão biriguiense) e o Portal de Governo, que disponibilizará visões instantâneas aos gestores municipais com os dados de sua atuação em forma de estatísticas e gráficos.

Parque do Biriguizinho

Com a mesma intenção de esclarecimentos e colaboração, o departamento de Turismo contou também com apresentação do secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Juliano Salomão, sobre atividades de sua Secretaria, principalmente quanto ao projeto de instalação do Parque do Biriguizinho, em pleno andamento e promovendo o engajamento da população.

A sequência desse e de outros projetos da Secretaria de Meio Ambiente já estão sendo elaborados a partir do novo mapa digital urbano de Birigui.

*Texto e foto enviados pelos participantes da reunião.