13/07/2018
Sedecti lança Guia do Investidor com informações sobre o potencial econômico de Birigui

A Prefeitura de Birigui, por meio da Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), lançou nesta sexta-feira, dia 13 de julho, a segunda edição do Guia do Investidor, que traz informações atualizadas sobre o potencial econômico de Birigui e os programas executados pela administração municipal em apoio aos empreendedores.

O lançamento ocorreu no auditório da Casa de Cultura Cristina Calixto, reunindo o prefeito Cristiano Salmeirão, o secretário da Sedecti, Nelson Giardino, vereadores, representantes de órgãos de classe, associações, sindicato, empresários e demais convidados.

O Guia do Investidor possui 40 páginas e foi produzido com o objetivo de fomentar o crescimento econômico e, em especial, atrair novas empresas para investir em Birigui. Entre as informações contidas no material destacam-se o PIB (Produto Interno Bruto), o potencial de consumo, balança comercial, empregos, entre outros dados.

“Este Guia será uma referência de consulta para pesquisas sobre o perfil econômico de Birigui. São números e informações fundamentadas em fontes oficiais. Os dados apontam que o cenário atual da cidade é repleto de boas expectativas com relação à geração de empregos, à movimentação bancária, ao aumento de exportações e do número de empresas exportadoras”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão.

Segundo o chefe do Executivo, além das 1.450 empresas de diversos segmentos, o setor de agronegócios se fortalece a cada dia. “No ranking paulista Birigui é uma das principais cidades produtoras de soja e milho. O pequeno e médio produtor rural de Birigui faz a diferença com sua produção”, frisou.

CIDADE INTELIGENTE

Além de lançar o Guia do Investidor de Birigui, o governo municipal convidou representantes da empresa Mitra Acesso em Rede e Tecnologia de Informação Municipal para explicar aos presentes o projeto Birigui Cidade Inteligente, que visa a integração de todos os bancos de dados municipais para a criação do Cartão Cidadão, que facilitará o atendimento e a melhoria na qualidade do serviço público prestado à população.

Além disso, o Cidade Inteligente contará com o sistema Empresa Fácil, que trará modernização e agilidade no processo de abertura de novas empresas pela internet, por meio da integração com sistema da Via Rápida Empresa.

“O objetivo desta ferramenta é destacar o município no ranking estadual que avalia a agilidade no processo de formalização de novos negócios. É, também, uma ferramenta moderna que visa agilizar o acesso aos dados, números e informações do município. Queremos, também, tramitar documentos de forma digital, facilitando a vida do cidadão”, completou o prefeito Cristiano Salmeirão. Roberto Luiz Carlos, analista de negócios da Mitra, foi o palestrante sobre o projeto Cidade Inteligente.

Texto: Rafael Lopes e Tiago Lotto

Fotos: Tiago Lotto