30/07/2018
Limpeza na “matinha” do Thereza Barbieri retirou 60 toneladas de descarte do Parque Centenário

A ação conjunta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Guarda Municipal, AGA Brasil, Tiro de Guerra de Birigui, Câmara Municipal, Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e demais voluntários reuniu aproximadamente 150 pessoas para o mutirão de limpeza do Parque Centenário, a conhecida “matinha” do bairro Thereza Barbieri.

A limpeza geral ocorreu no último sábado, dia 28 de julho. A “faxina” foi agendada após várias reuniões com os moradores do bairro, principalmente os que residem próximo a matinha, localizada entre as ruas Carlos Polizel e Frei Pedro Nozela.

“Os moradores relataram que a matinha foi abandonada pelo governo municipal, sendo que poucos moradores estavam cuidando de alguns espaços do local”, falou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado de Birigui, Juliano Salomão.

O principal objetivo foi conscientizar as pessoas sobre a importância da revitalização da mata, que fica próxima dos dois principais córregos da cidade, o Biriguizinho e o Baixotes.

Visando cuidar das crianças enquanto os adultos ajudavam na limpeza da mata, ambientalistas da AGA aplicavam atividades de educação ambiental para os menores. A associação montou uma tenda em uma das laterais da mata. A tenda virou uma espécie de ‘suporte’ aos envolvidos na ação.

“Essa foi a primeira ação das várias que serão realizadas para a revitalização do Parque Centenário. O parque, por ficar anos abandonado, era ponto de usuários de drogas e utilizado como esconderijo para criminosos. Há alguns anos, sofreu uma grande queimada e os resíduos ainda estavam no local. O mato chegou a tomar conta de uma avenida que há no entorno da trilha, o que tornava impossível a utilização do espaço para lazer”,  completou o secretário de Meio Ambiente.

INCENTIVO – O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, visitou o parque na manhã do sábado (28). Ele agradeceu o empenho dos servidores, dAssociação dos Moradores e Moradoras do bairro Thereza Maria Barbieri, por meio do presidente Israel Lima Lacerda, e demais voluntários envolvidos na limpeza geral da mata. “Essa trabalho em conjunto é fundamental. A Prefeitura necessita destes voluntários do bem, que somam e fazem de Birigui uma cidade melhor”, comentou o chefe do Executivo.

O presidente da Câmara, Vadão da Farmácia, e o vereador Odair da Monza também prestigiaram a ação no momento em que o prefeito esteve no bairro Thereza Barbieri.

O prefeito de Birigui lembrou que essa ação ambiental integra uma das etapas de revitalização do local. “Ainda neste ano vamos construir uma pista de caminhada com iluminação ao redor da mata. Outras ações serão realizadas para a recomposição da área e um levantamento da fauna local”, frisou o prefeito. A limpeza da mata também faz parte de outro projeto, que será a criação do Parque Biriguizinho. “Vamos promover o plantio mudas de árvores ao redor do córrego”, completou Salmeirão.

DESCARTES – Carroceiros e até mesmo moradores de outras localidades usavam a área como ponto de descarte irregular de entulho, restos de madeira e de construção.

Somando o material retirado da mata, foram necessárias 50 viagens de caminhões para remover o material. A Secretaria de Serviços Públicos estima que a ação atingiu 60 toneladas de entulho que estavam no local.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto e fotos: Tiago Lotto