A Prefeitura de Birigui, por meio do Deptrans (Departamento Municipal de Trânsito e Serviços), promoveu na noite desta quinta-feira (2 de agosto) uma audiência pública para apresentar e discutir o Plano de Mobilidade Urbana.
A audiência ocorreu na Câmara Municipal, reunindo vereadores, representante do Corpo de Bombeiros, órgãos de classe, entidades e moradores de Birigui. A ação visa convidar a população para participar e contribuir diretamente com sugestões para elaboração do plano.
O Plano de Mobilidade Urbana visa garantir o desenvolvimento urbano de Birigui de forma sustentável pelos próximos 10 anos. Os eixos de abordagem estão em conformidade com a lei federal 12.587/2012, que instituiu como diretrizes importantes a integração modal; a prioridade aos meios de transporte coletivo e os não motorizados, como pedestres e ciclistas; e a acessibilidade.
A diretora do Deptrans, Melissa Puertas Sampaio, e a representante da empresa Alto Uruguai Engenharia e Planejamento de Cidades, vencedora da licitação para elaboração do plano, atenderam os presentes na audiência.
A Câmara de Birigui participou com os vereadores Vadão da Farmácia (presidente), Zé Luis Buchalla (vice-presidente), Carla Protetora e César Pantarotto. Vários vereadores enviaram seus assessores.
Sexta, dia 3 – Nesta sexta-feira, 3 de agosto, a partir das 19h, também na Câmara, acontece uma oficina participativa para discussão das propostas apresentadas na audiência desta quinta-feira, dia 2.
Segundo a diretora do Deptrans, a intenção é expor os principais dados apurados no diagnóstico da mobilidade urbana de Birigui para, depois, promover debate das ações prioritárias para cada eixo abordado no plano.
Ainda de acordo com a diretora, nos últimos meses foram realizados levantamentos de campo e análise de dados, que culminaram no relatório do diagnóstico e prognóstico da mobilidade urbana de Birigui.
As ações para a mobilidade urbana do município terão por base o diagnóstico da situação atual, o prognóstico de crescimento da cidade, as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e os resultados da oficina participativa. O Deptrans convida os interessados para que participem da oficina que acontece nesta sexta-feira (3) na Câmara Municipal.
COMUNICAÇÃO PREFEITURA
Assessoria de Imprensa
Texto e fotos: Tiago Lotto
|