06/08/2018
Palestra na escola Ricardo Peruzzo abre a Semana Municipal de Controle e Combate à Leishmaniose

Alunos e professores da escola estadual Profº Ricardo Peruzzo foram conscientizados sobre os riscos da leishmaniose visceral, que pode acometer cães e humanos, em palestra na tarde desta segunda-feira, dia 6 de agosto. A atividade abriu a Semana Municipal de Controle e Combate à Leishmaniose, que segue até o próximo sábado (11).

A palestra foi ministrada pela equipe do IEC (Informação, Educação e Comunicação) do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses). O educador de saúde Marco Antônio Sanchez explicou que a leishmaniose visceral é uma doença infecciosa sistêmica, transmitida ao homem pela picada do inseto vetor infectado, mais conhecido como mosquito-palha.

A doença é caracterizada por febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular, anemia e outras manifestações. “Ao apresentarem esses sintomas, é importante procurar a unidade básica de saúde mais próxima o quanto antes, pois o diagnóstico e o tratamento precoce evitam o agravamento da doença, que pode ser fatal”, alertou Sanchez.

Nos cães os sintomas são: crescimento das unhas, queda dos pelos, feridas na pele, secreção ocular, emagrecimento e perda do apetite. Até julho deste ano, 12 cães foram diagnosticados com a doença, enquanto que em 2017 foram 230. A eutanásia é recomendada como uma das formas de controle da leishmaniose canina, integrada às demais ações orientadas pelo Ministério da Saúde.

PREVENÇÃO

A Secretaria de Saúde promove durante todo o ano ações de prevenção ao mosquito, por meio do trabalho de orientação para que os moradores mantenham os quintais limpos, limpeza periódica de áreas públicas e palestras educativas. Promove também ações de controle, como testes rápidos em cães e eutanásia dos animais com a doença, além do tratamento gratuito da doença em humanos.

Precisamos evitar o acúmulo de matéria orgânica em decomposição, como folhas, frutos e fezes de animais, espalhados pelo quintal de casa, propício ao desenvolvimento do mosquito. Devemos também exercer a posse responsável, cuidando da saúde dos cães e não permitindo que fiquem soltos nas ruas. A única forma de prevenir a doença é eliminando o mosquito”, orientou Sanchez.

PROGRAMAÇÃO

A Semana Municipal de Controle e Combate à Leishmaniose segue nesta terça-feira (7), com palestra às 9h e às 14h para crianças e adolescentes assistidos pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Portal da Pérola 2. Na quarta-feira a atividade acontecerá no Cras do bairro Quemil.

Já na quinta e sexta-feira palestras serão ministradas na escola estadual Profª Isabel de Almeida Marin e no Cerem (Centro Educacional e Recreativo Municipal) do núcleo Portal da Pérola 2, respectivamente. A programação será encerrada no sábado com panfletagem educativa nos supermercados Amigão e Bandeirantes, além do hipermercado Muffato.

Texto e fotos: Rafael Lopes