Quinze policiais da Polícia Municipal de Birigui passaram por formação, nesta quarta-feira, dia 22 de agosto, para atuar na Romu (Ronda Ostensiva Municipal), que tem como foco o patrulhamento preventivo e ostensivo contra furtos, roubos e tráfico de drogas. Conforme a Secretaria de Segurança Pública, mais duas equipes serão criadas.
“No momento, contamos com duas equipes apenas no período noturno. Com a formação dos policiais, teremos quatro equipes e o grupamento passará a fazer ronda 24 horas por dia. Nosso objetivo é intensificar a atuação da Romu e resguardar ainda mais a segurança da população”, explicou o secretário de Segurança Pública, Cleber Rodrigo da Silva.
ABORDAGEM
A capacitação contou com aulas teórica e prática sobre abordagem policial, incluindo técnicas de abordagem a veículos, revista pessoal de suspeitos e procedimentos operacionais. A formação foi ministrada pelo policial municipal Robson Antônio Pereira e ocorreu no auditório do Sisep e no Viveiro Municipal.
O secretário explicou que o curso desta quarta foi a primeira etapa da formação. “Na segunda etapa, os policiais farão intercâmbio com a Guarda Municipal de Campo Limpo Paulista (SP) para aperfeiçoamento das técnicas. Já na terceira e última etapa, os policiais serão capacitados para usarem as armas calibre 12 que foram adquiridas recentemente”, adiantou.
POLÍCIA
Desde a última sexta-feira (17), a corporação passou a se chamar Polícia Municipal de Birigui, conforme a lei municipal 6.601/2018, sancionada pelo Executivo. Além das atribuições municipais, como fiscalização das leis do município e a proteção dos bens e instalações públicas, a instituição atua no policiamento preventivo em toda área urbana e rural da cidade.
Comunicação Prefeitura
Texto e fotos: Rafael Lopes
|