10/09/2018
Birigui receberá mais de R$ 267 mil para investir em obras de modernização do Banco de Alimentos

Birigui foi selecionado pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) para receber recursos financeiros para modernização do Banco de Alimentos. Serão repassados ao município R$ 267.140 mil. A administração municipal investirá o montante em obras de reforma da estrutura física do prédio da unidade, que fica na rua Saudades.

Entre os municípios do País com mais de 100 mil e menos de 300 mil habitantes concorrentes, Birigui ficou em primeiro lugar na classificação final. Conforme o edital, podiam participar da seleção pública bancos em funcionamento há, pelo menos, um ano, entre outros requisitos. A expectativa do MDS é que o contrato de repasse do recurso seja assinado até o fim do ano.

Para conseguir a habilitação, o Departamento de Agronegócios e Segurança Alimentar elaborou um relatório com fotos do prédio, que foi aprovado pelo Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional). A proposta foi cadastrada no Siconv – sistema criado para administrar transferências de recursos da União para Estados e municípios.

ATENDIMENTO

Conforme a diretora do departamento, Regina Biancolin, o Banco de Alimentos atende atualmente 14 entidades socioassistenciais do município, garantindo alimentação saudável para aproximadamente 2.500 pessoas em situação de pobreza e vulnerabilidade social. Em julho, por exemplo, foram destinadas mais de 8.600 toneladas de alimentos para entidades cadastradas.

O Banco de Alimentos foi criado para combater o desperdício e dar oportunidade a entidades de ter acesso a mantimentos, na perspectiva do Direito Humano à Alimentação Adequada.

Texto: Rafael Lopes

Foto: Tiago Mariano