Birigui foi selecionado pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) para receber recursos financeiros para modernização do Banco de Alimentos. Serão repassados ao município R$ 267.140 mil. A administração municipal investirá o montante em obras de reforma da estrutura física do prédio da unidade, que fica na rua Saudades.
Entre os municípios do País com mais de 100 mil e menos de 300 mil habitantes concorrentes, Birigui ficou em primeiro lugar na classificação final. Conforme o edital, podiam participar da seleção pública bancos em funcionamento há, pelo menos, um ano, entre outros requisitos. A expectativa do MDS é que o contrato de repasse do recurso seja assinado até o fim do ano.
Para conseguir a habilitação, o Departamento de Agronegócios e Segurança Alimentar elaborou um relatório com fotos do prédio, que foi aprovado pelo Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional). A proposta foi cadastrada no Siconv – sistema criado para administrar transferências de recursos da União para Estados e municípios.
ATENDIMENTO
Conforme a diretora do departamento, Regina Biancolin, o Banco de Alimentos atende atualmente 14 entidades socioassistenciais do município, garantindo alimentação saudável para aproximadamente 2.500 pessoas em situação de pobreza e vulnerabilidade social. Em julho, por exemplo, foram destinadas mais de 8.600 toneladas de alimentos para entidades cadastradas.
O Banco de Alimentos foi criado para combater o desperdício e dar oportunidade a entidades de ter acesso a mantimentos, na perspectiva do Direito Humano à Alimentação Adequada.
Comunicação Prefeitura
Texto: Rafael Lopes
Foto: Tiago Mariano
|