10/09/2018
Independência do Brasil: desfile de 7 de setembro ocorreu na “Praça da Prefeitura”

O ato cívico em comemoração aos 196 anos de Independência do Brasil ocorreu na última sexta-feira, dia 7 de setembro, na Praça James Mellor, a “Praça da Prefeitura”.

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, o vice-prefeito Carlito Vendrame e os demais secretários municipais receberam autoridades do Exército, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, do Ministério Público do Estado de São Paulo, da OAB, da Câmara Municipal e demais entidades e órgãos de classe.

O chefe do Executivo esteve acompanhado de sua esposa, Eliane Cristina Salmeirão, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e de seus filhos (Pedro e Ana Laura).

O ato ocorreu no centro da praça, onde estão os mastros com as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e do município de Birigui. O hasteamento foi feito pelo prefeito, pelo subtenente Luis Silva, que é o chefe do Tiro de Guerra de Birigui, pelo vice-presidente da Câmara de Birigui, vereador José Luis Buchalla, e pelo Major PM Marcelo Fernando Marques, atual subcomandante da Companhia de Polícia Ambiental de Birigui.

Antes do hasteamento das bandeiras, houve desfile das viaturas do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária, Polícia Municipal e dos atiradores do TG local. Também desfilaram fanfarras das escolas municipais, entidades e órgãos de classe do município.

O ato foi organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), com total apoio do Tiro de Guerra 02-0012. A cerimônia teve participação especial da Corporação Musical Maestro Antônio Passareli, responsável pelas execuções dos hinos da Independência, Nacional e de Birigui.

O secretário de Cultura e Turismo, Elder Scanferla, agradeceu o apoio do TG e demais envolvidos. “Obrigado aos parceiros que apoiaram a Secultur neste ato cívico. Agora vamos nos preparar para o tradicional desfile de aniversário de Birigui. Teremos um grande evento em dezembro”, falou ele.

O prefeito também agradeceu a presença do público, das autoridades e dos envolvidos no evento, que comemorou a declaração de Independência do Brasil do Império Português.

“O 7 de setembro é uma das datas mais importantes do País. É a nossa comemoração que colocou fim aos laços coloniais que existiam entre Brasil e Portugal. O desfile deste dia histórico é sempre bonito de participar e prestigiar”, falou o chefe do Executivo.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto: Tiago Lotto