18/09/2018
Secretaria de Saúde de Birigui atinge meta da campanha de vacinação contra pólio e sarampo

Birigui alcançou a meta da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Conforme a Secretaria de Saúde, 5.053 crianças entre um ano e menores de cinco anos foram imunizadas contra a pólio, índice de 96,90%, e 5.010 crianças receberam a vacina contra o sarampo, cobertura de 96,09%. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde era de 95%.

A campanha teve início no dia 4 de agosto e foi encerrada na última sexta-feira, dia 14 de setembro. Para atingir a meta, a secretaria realizou três “Dias D” de vacinação aos sábados, com todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e Vigilância Epidemiológica abertas em horário especial. Foi realizada ainda busca ativa nas creches e escolas municipais.

“A vacinação é a única forma de impedir a propagação do vírus do sarampo, que voltou a circular no país, e evitar a reintrodução da paralisia infantil, que está erradicada no Brasil. Com a meta ultrapassada, conseguimos o nosso objetivo que é manter as crianças protegidas contra as duas doenças”, comemorou a diretora da Vigilância Epidemiológica, Mauricéia Bruna Alves Gonçalves.

DOENÇAS

Também conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença que pode deixar sequelas permanentes, causar insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, pela via fecal-oral (mais frequente), por objetos, alimentos e água contaminados; ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções (ao falar, tossir ou espirrar).

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Os principais sinais da doença são: febre acima de 38,5 ºC, dor de cabeça, tosse, coriza, manchas vermelhas que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas e, em seguida, se espalham pelo corpo.

Texto e foto: Rafael Lopes