26/09/2018
Departamento de Agricultura faz orientações sobre as potencialidades e fragilidades do solo

O uso adequado dos recursos naturais requer, antes de tudo, o conhecimento de seu potencial e de suas limitações, a fim de conciliar produção agrícola com menos impacto ambiental, ou seja, utilizar o solo em sua potencialidade sem gerar prejuízos econômicos e ambientais.

Dessa forma, o Departamento de Agricultura da Prefeitura de Birigui, braço da Sedect (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), atua de forma positiva para melhorar o uso adequado do solo dos produtores rurais por meio de Programas como o Patrulha Agrícola, cursos, orientações técnicas e visitas a campo.

Os resultados apresentados até o momento são positivos. Segundo a Sedecti, mensalmente o Departamento de Agricultura recebe uma média de 5 solicitações de orientações técnicas para o manejo correto do solo, como também pedidos de análise de solo.

Durante o período de outubro de 2017 até setembro de 2018 foram 60 orientações técnicas. Em parceria com Siran e com o Senar, também foi executado um curso abrangendo manejo e formação de pastagens para 12 produtores de leite.

As reuniões em grupo para tratar de melhorias em estradas rurais devido as erosões, como também o momento inicial do atendimento do Programa Patrulha Agrícola, destaca-se um momento importante para promover a sensibilização e valorização do uso correto do solo e o que pode ocasionar o uso inadequado do mesmo.

Sendo assim, estas informações destacadas foram oportunizadas para aproximadamente 36 produtores no Programa Patrulha Agrícola durante o período de janeiro de 2018 até junho de mesmo ano. Outros 32 produtores rurais receberam informações no que se refere a erosões do solo em estradas rurais, nas reuniões para melhoria de estradas rurais.

Dessa forma, as informações educativas abrangendo fragilidades e potencialidades do uso do solo foram oportunizadas para 140 produtores rurais, durante o período de outubro de 2017 até setembro de 2018.

PREFEITURA DE BIRIGUI

Departamento de Agricultura