01/10/2018
Mais de 2,3 mil cães e gatos foram imunizados contra a raiva no último sábado (29), em Birigui

A campanha de vacinação contra a raiva animal imunizou 2.344 cães e gatos no último sábado, dia 29 de setembro. O segundo dia da campanha na zona urbana aconteceu em 31 postos (fixos e volantes) espalhados por toda a cidade. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses).

Até o momento, incluindo a área rural, o total de vacinados é de 7.118 animais, sendo 6.062 cães e 1.056 gatos. “A campanha segue até o final desta semana na zona rural e ainda temos que pegar o quantitativo de animais vacinados nas clínicas particulares. Portanto, temos a certeza que vamos ultrapassar a meta de imunizar 8.500 animais”, disse o chefe de seção do CCVZ, Ricardo Cabral.

CANIL MUNICIPAL

Aqueles que perderam a campanha nos dois últimos sábados ainda podem proteger seus pets contra a doença. Até dezembro, a vacina antirrábica será aplicada gratuitamente no Canil Municipal, que fica na rua Das Palmeiras, 30, no bairro Cidade Jardim. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

“Em Birigui, não há casos registrados de raiva em animais há mais de 20 anos. Por isso, é de suma importância que todos os cães e gatos da cidade sejam imunizados, pois só assim conseguiremos manter a doença controlada”, alertou Cabral, ao explicar que a raiva é uma doença viral grave transmitida, em geral, por mordidas, arranhões ou mesmo lambidas do animal infectado.

A vacina antirrábica é indicada para cães e gatos a partir dos três meses de vida. Pode ser aplicada mesmo em fêmeas prenhas, no cio ou que estejam em período de amamentação. Somente animais doentes não devem ser imunizados. É importante levar a carteirinha de vacinação dos pets. Quem não tiver ou perdeu, uma nova será feita no Canil Municipal.

Texto e foto: Rafael Lopes