02/10/2018
Em alusão ao Dia do Idoso, grupo da Terceira Idade participa de caminhada no Parque do Povo

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Birigui promoveu na manhã desta terça-feira, dia 2 de outubro, a 5ª Caminhada do Idoso. Mais de 20 idosos do grupo da Terceira Idade participaram da ação, que ocorreu na praça Anna Nunes Garcia. O evento marcou o Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro.

Os participantes fizeram exercícios de alongamento, deram algumas voltas no entorno do Parque do Povo e, em seguida, caminharam até o Centro de Integração Social, onde foram recebidos com um café da manhã. A tradicional caminhada é realizada também com o objetivo de conscientizar a melhor idade sobre a importância da prática diária de atividades físicas.

MÊS DO IDOSO

O CMI (Conselho Municipal do Idoso) e o Sesc Birigui realizarão uma série de ações educativas, esportivas e artísticas gratuitas durante todo este mês em comemoração ao Dia do Idoso. Nesta quarta-feira (3), a psicóloga Danielle Grillo Alves Caldeira vai ministrar a palestra “Adaptações Cognitivas e Afetivas do Idoso”, a partir das 15h, no teatro do Sesc.

No dia 4, a partir das 20h, será apresentado no teatro do Sesc a peça “Fios de Memória”, que retratará o dia de um palhaço com Alzheimer. É um espetáculo lúdico que navega entre as linguagens do circo, da dança e do teatro de bonecos. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência. A classificação é livre para todos os públicos.

Os idosos do Abrigo Vó Tereza e do Recanto do Vovô receberão no dia 5, às 9h e às 15h, respectivamente, a narração de histórias “Esses Viajantes e suas Historietas”, da Cia. Arte Negus. Além de histórias, serão propostas brincadeiras e músicas da cultura popular das várias regiões do Brasil, como “Minha Boneca de Lata”, “Meleca”, “A Velha a Fiar” e “Coveiro Raimundo”.

Já no dia 9, das 7h30 às 8h30, haverá aula de ritmos e ginástica multifuncional para os integrantes do Núcleo de Convivência para Idoso, com instrutores do Sesc. Mais tarde, das 15h30 às 17h30, haverá o festival de vôlei adaptado. Ambos eventos acontecerão no Centro de Integração Social, que fica na rua Santa Tereza, 365, no bairro Vila Troncoso.

PALESTRAS

O teatro do Sesc será palco de outras palestras abertas ao público em geral. No dia 10, às 15h, o promotor de Justiça de Birigui, Dório Sampaio Dias, falará sobre o Estatuto do Idoso, que estabelece os direitos da terceira idade. Na sequência, o contador Elcio Cleber Feitosa Sanches vai explicar como destinar parte do imposto de renda para o Conselho Municipal do Idoso.

“O Idoso Frágil” será o tema da palestra com o médico geriatra Luis Fernando Zonzini Salvariego, que acontecerá no dia 17, a partir das 15h. No mesmo dia, porém a partir das 15h30, a advogada Gabriela Benez Tozzi Carani tirará dúvidas dos participantes sobre “Previdência Social – O Amparo Social ao Idoso”.

Dia 24, a partir das 15h, o professor doutor da Unesp Presidente Prudente Luis Alberto Gobbo ministrará a palestra “Possibilidades e Limitações dos Movimentos em Idosos”, alertando para atividade física como fator de proteção à saúde dos idosos. Para encerar o mês do idoso, a psicóloga Ana Helena Poli de Santana abordará o tema “Dor na Terceira Idade”, no dia 31, às 15h.

Texto: Rafael Lopes

Fotos: Tiago Mariano