03/10/2018
Escola Municipal “Professora Dirce Spínola Najas” lançou a terceira edição de seu Almanaque

A Escola Municipal (EM) Profª Dirce Spínola Najas, localizada no bairro Toselar, lançou no último dia 27 de setembro a terceira edição de seu Almanaque, que visa despertar nos alunos a vontade de desenhar, escrever e produzir material.

Produzido anualmente por toda a equipe escolar, com apoio de voluntários da comunidade, o Almanaque faz parte do projeto “Semeando Leitores”, que engloba alunos do pré 1 ao 5º ano (crianças de 4 aos 11 anos). O projeto completou esse ano 10 anos de existência, já que foi criado pela unidade de ensino em 2008.

De acordo com os envolvidos no “Semeando Leitores”, o projeto tem como principal objetivo desenvolver o hábito de leitura nos alunos, buscando uma maneira mais divertida, seja com livros adaptados para a idade ou histórias curiosas e leves.

ALMANAQUE - A fim de reforçar o incentivo e o prazer pela leitura, a escola mantida pela Prefeitura de Birigui criou em 2016 outro projeto, desta vez denominado “Ler também é diversão", onde desperta nos alunos a vontade de desenhar, escrever e produzir material para o Almanaque.

A terceira edição do livreto traz dicas de boa alimentação, dicas esportivas, palavras cruzadas, orientações sobre dengue, vacinação, cuidados com escorpiões, atividades da escola, curiosidades, informações do município, entre outros temas.

“A comunidade é parceira na produção do Almanaque. Empresas, lojas e voluntários colaboram para que o livreto seja entregue para todos os alunos da escola. Também entregamos um para cada colaborador e um para cada unidade de ensino da Prefeitura de Birigui”, falou a diretora da EM Dirce Spínola, Elaine Ferreira dos Santos.

Segundo a coordenadora Rosemeire Francisco da Silva, no almanaque desse ano foi dado ênfase à diversidade de gêneros textuais, com o intuito de produzir na escola os textos que de fato circula na sociedade.

Festival – Assim como em 2017, o Almanaque EM Dirce Spínola Najas estará exposto no Festival Literário de Birigui – FLIBI, que acontecerá de 17 a 21 de outubro na Praça Dr. Gama. O local contará com tendas literárias e mostrará as atividades desenvolvidas pela unidade de ensino da Prefeitura de Birigui.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto: Bianca Gregolis/Tiago Lotto