04/10/2018
Prefeitura abre as portas do Ambulatório de Saúde da Criança: local irá atender menores de 12 anos

A Prefeitura de Birigui abriu nesta quarta-feira, 3 de outubro, as portas de seu Ambulatório de Saúde da Criança, espaço moderno que fará atendimento médico para menores de 12 anos. A inauguração reuniu várias autoridades e ocorreu no prédio do Centro Médico Hospitalar, onde o Ambulatório foi instalado.

O novo espaço da Secretaria Municipal de Saúde recebeu o nome da senhora Isabel Munhoz Trecco, a primeira criança (ainda bebê) a chegar em Birigui. A filha da homenageada, Maria Aparecida Trecco Cavaca, participou da solenidade de inauguração, que contou com a presença do prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, autor da homenagem.

Além do chefe do Executivo, o ato reuniu o presidente da Câmara, vereador Valdemir Frederico (Vadão da Farmácia), secretários municipais, vereadores, médicos, profissionais da Saúde e demais convidados.

O Ambulatório conta com oito salas internas, sendo consultórios, salas para pré e pós-consultas, sala de enfermagem, inalação, observação, além de um espaço de recreação e uma recepção. A recepção conta com um playground infantil. O valor investido foi de R$ 103.865,57, somando recursos Municipal, Estadual e Federal.

No local serão atendidas as crianças que forem encaminhadas pelas dez UBSs de Birigui, pela Maternidade e pelo Pronto-Socorro Municipal. Todo o espaço foi projetado e ambientado para proporcionar conforto para as crianças, além de destacar o lúdico ao público infantil.

“Cada ambiente ganhou uma decoração, com ilustrações de heróis como Hulk, Homem-Aranha e Super-Homem e personagens de desenhos, como Mickey Mouse, Frozen, Peppa Pig, Procurando Nemo, Minions, entre outros”, comentou o prefeito de Birigui.

“As crianças irão adorar estar neste ambiente, decorado para dar total atenção e carinho aos menores de 12 anos. Na região, é o Ambulatório mais completo para esse público. Pode ser comparado com uma clínica particular”, comentou o chefe do Executivo.

Salmeirão também lembrou aos presentes que a atual gestão já fez outras melhorias no setor da Saúde, como a implantação do atendimento 24 horas na UBS 1, do Cidade Jardim, a entrega da obra da UBS 10, no Colinas, as implantações do Centro Integrado de Ortopedia/Radiologia e Centro Oftalmológico, aumentar para 10 os número de leitos da UTI da Santa Casa e transferir o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) para o Centro Médico.

“Agora temos no mesmo prédio (no Centro Médico) o Ambulatório de Saúde da Mulher, o CEO, o Centro Integrado de Ortopedia/Radiologia e o novo Ambulatório de Saúde da Criança. Vale lembrar que o prédio também abriga a sede da nossa Secretaria Municipal de Saúde”, completou o prefeito de Birigui.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Gilmar Trecco Cavaca, no novo espaço da Saúde serão realizadas consultas médicas pediátricas, consultas odontológicas, consultas de enfermagem, Pré e Pós consulta, curativos, suturas, procedimentos simples, soroterapia, inalação, medicações intramuscular (IM), endovenosa (EV), subcutânea (SC), teste de glicemia e puericultura (de 0 a 9 meses).

SERVIÇO – O Ambulatório de Saúde da Criança foi instalado no Centro Médico, prédio do antigo pronto-socorro, no Largo Gumercindo de Paiva Castro, sem número, Centro. O local atenderá de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto: Tiago Lotto