05/10/2018
Idosos do Abrigo Vó Tereza e Recanto do Vovô recebem contação de histórias com Cia Artes Negus

Os idosos do Abrigo Vó Tereza e do Recanto do Vovô receberam, nesta sexta-feira, dia 5 de outubro, sessões de contação de histórias com a Cia. Arte Negus. A atividade integrou a programação do mês do idoso, promovido pela CMI (Conselho Municipal do Idoso) e o Sesc Birigui, em comemoração ao Dia Internacional do Idoso.

A companhia apresentou a produção “Esses Viajantes e suas Historietas”. Além de histórias, foram propostas brincadeiras e músicas da cultura popular das várias regiões do Brasil, como “Minha Boneca de Lata”, “Meleca”, “A Velha a Fiar” e “Coveiro Raimundo”, divertindo e aninando os idosos assistidos pelas duas instituições.

A programação segue no dia 9, com aula de ritmos e ginástica multifuncional para os integrantes do Núcleo de Convivência para Idoso, das 7h30 às 8h30. No mesmo dia, das 15h30 às 17h30, haverá o festival de vôlei adaptado. Ambos eventos acontecerão no Centro de Integração Social, que fica na rua Santa Tereza, 365, no bairro Vila Troncoso.

PALESTRAS

O teatro do Sesc será palco de palestras abertas ao público em geral. No dia 10, às 15h, o promotor de Justiça de Birigui, Dório Sampaio Dias, falará sobre o Estatuto do Idoso, que estabelece os direitos da terceira idade. Na sequência, o contador Elcio Cleber Feitosa Sanches vai explicar como destinar parte do imposto de renda para o Conselho Municipal do Idoso.

“O Idoso Frágil” será o tema da palestra com o médico geriatra Luis Fernando Zonzini Salvariego, que acontecerá no dia 17, a partir das 15h. No mesmo dia, porém a partir das 15h30, a advogada Gabriela Benez Tozzi Carani tirará dúvidas dos participantes sobre “Previdência Social – O Amparo Social ao Idoso”.

Dia 24, a partir das 15h, o professor doutor da Unesp Presidente Prudente Luis Alberto Gobbo ministrará a palestra “Possibilidades e Limitações dos Movimentos em Idosos”, alertando para atividade física como fator de proteção à saúde dos idosos. Para encerar o mês do idoso, a psicóloga Ana Helena Poli de Santana abordará o tema “Dor na Terceira Idade”, no dia 31, às 15h.

Texto e fotos: Rafael Lopes