08/10/2018
Vacinação contra a raiva em cães e gatos continua até dezembro no Canil Municipal de Birigui

O CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) de Birigui continua aplicando gratuitamente a vacina antirrábica. Até dezembro, os cães e gatos que ainda não foram imunizados podem ser levados até o Canil Municipal para serem vacinados. A vacinação é importante para proteger os animais contra a raiva e manter a doença controlada na cidade.

Em setembro, o órgão promoveu campanha na zona rural e em dois sábados na área urbana. Foram imunizados 7.179 animais, sendo 6.118 cães e 1.061 gatos. Outros 2.428 doses foram aplicadas nas clínicas particulares do município, totalizando 9.607 animais vacinados. A meta do CCVZ era vacinar, pelo menos, 8.500 animais.

A vacina antirrábica é indicada para cães e gatos a partir dos três meses de vida. Pode ser aplicada mesmo em fêmeas prenhas, no cio ou que estejam em período de amamentação. Somente animais doentes não devem ser imunizados. É importante levar a carteirinha de vacinação dos pets. Quem não tiver ou perdeu, uma nova será feita no Canil Municipal.

“Em Birigui, não há casos de raiva em animais há mais de 20 anos. Por isso, é de suma importância que todos os cães e gatos sejam imunizados, pois só assim conseguiremos manter a doença controlada”, alertou o chefe de seção do CCVZ, Ricardo Cabral, ao explicar que a raiva é uma doença viral grave transmitida por mordidas, arranhões ou mesmo lambidas do animal infectado.

SERVIÇO

O Canil Municipal fica na rua Das Palmeiras, 30, no bairro Cidade Jardim. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3643-6233, no ramal 253.

Texto e foto: Rafael Lopes