23/10/2018
Ação na praça Dr. Gama alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

O diagnóstico precoce do câncer de mama ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz da doença. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos. Para reforçar a causa, a Secretaria Municipal de Saúde e a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Birigui promoveram no último sábado (20) ações educativas na praça Dr. Gama.

A ação ocorreu em alusão ao Outubro Rosa, movimento mundial, celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, e agora também do câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças e proporcionando maior acesso aos serviços de saúde.

Durante o evento houve minipalestras sobre câncer de mama, aleitamento materno e planejamento familiar. Foram repassadas orientações sobre nutrição e feitos agendamentos de preventivos para serem feitos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Foram oferecidos ainda testes de glicemia e aferição de pressão arterial, além de atividade recreativa para as crianças.

EXAMES

Ainda no sábado, 65 exames preventivos contra o câncer do colo do útero foram realizados gratuitamente no Ambulatório de Saúde da Mulher, que abriu em horário especial para atender as mulheres que estavam com exame em atraso. O preventivo pode ser feito durante a semana no ambulatório e em todas as UBSs do município.

A coordenadora do Ambulatório de Saúde da Mulher, Lucimar Batista Costa Moreira, disse que nos dias 19, 20 e 21 foram realizados 91 exames de mamografia no Centro Integrado de Ortopedia e Radiologia, que fica no Centro Médico. Com o aparelho disponível no Centro Médico está sendo possível aumentar as cotas de mamografia. Como parte das atividades do Outubro Rosa, no próximo sábado, dia 27 de outubro, haverá nova ação no local com testes gratuitos onde serão atendidas mulheres já agendadas.

Texto e fotos: Rafael Lopes