23/10/2018
Alunos do CEI Ana Souto Trevisan desenvolvem o Projeto “Alimentação Saudável”

O Centro de Educação Infantil (CEI) Ana Souto Trevisan – Dona Nica está desenvolvendo com seus alunos o Projeto “Alimentação Saudável – De A à Z um novo sabor para você”, que visa incentivar o aprendizado das crianças favorecendo a escolha de alimentos mais nutritivos, criando hábitos alimentares saudáveis.

Com as atividades do projeto, os participantes podem conhecer alimentos que nutrem ao invés de consumirem alimentos com ‘caloria vazia’, que não trazem benefício à saúde.

A unidade de ensino mantida pela Prefeitura de Birigui agendou para o dia 9 de novembro, com a presença dos pais, o encerramento do projeto. As crianças compartilharão pratos saudáveis confeccionados pelos próprios alunos. A ação será no CEI, que atende no Costa Rica, a partir das 17h45.

“A meta é fazer o aluno optar por uma alimentação mais saudável, fazendo da escola um espaço para cultivar uma alimentação adequada. O aprendizado é levado para seus pais, que também podem criar hábitos mais saudáveis nas refeições”, falou a diretora do CEI, Mariza Bianchini Pontes Minari.

As atividades são desenvolvidas e acompanhadas por duas nutricionistas da Prefeitura de Birigui: Adriana Jorge Zucolotto e Juliana Oliveira de Barros. Três estagiárias de Nutrição do Unisalesiano também atuam no projeto: Beatriz da Silva Conceição, Juliana Moretti e Luana Lopes Manzalli.

As atividades do projeto também tratam sobre o desperdício de comida. O CEI desenvolve esse trabalho pioneiro da Central Municipal de Alimentação Escolar, que visa diminuir de alimentos nas unidades escolares da Prefeitura de Birigui.

“As crianças e o corpo escolar recebem orientações sobre a quantidade correta das refeições, atendendo as necessidades nutricionais dos alunos, com consciência no aspecto da sustentabilidade”, completou a diretora.

O “Desperdício Zero” tem como nutricionistas Adriana Jorge Zucolotto e Juliana Oliveira de Barros. A estagiária Taisa Ullot é da Unip.

BONS EXEMPLOS – Os alunos da Educação Infantil do CEI Dona Enriqueta Terence também estão desenvolvendo um projeto de alimentação saudável.

Uma das ações do projeto é a produção e a manutenção da horta escolar pedagógica. Alface, couve, cheiro verde, beterraba, cenoura, espinafre, entre outros são produzidos no CEI.

O que é produzido na horta é consumido na escola, além de proporcionar que os pais levem as hortaliças para suas residências.

O projeto também tem acompanhamento dos profissionais da Central Municipal de Alimentação Escolar, que levam orientações do “Prato Vazio, Desperdício Zero”, onde os alunos recebem orientações de colocar no prato somente o que irão consumir. A ação reduziu em 80% o desperdício de comida no CEI.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Fotos: Divulgação (CEI Ana Souto Trevisan)