14/11/2018
Clube do Bem-Te-Vi premia alunos destaques do concurso do programa de educação para o trânsito

Birigui recebeu pela primeira vez o programa Clube do Bem-Te-Vi de educação para o trânsito. O encerramento ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 14 de novembro, com premiação dos alunos que se destacaram no concurso de frases do programa Nos últimos dias, 3,5 mil alunos de dez escolas municipais receberam orientações sobre cidadania e segurança no trânsito.

A mesa de cerimônia foi composta pelo prefeito Cristiano Salmeirão; a secretária de Educação, Meiriane Beltran; a diretora do Deptrans (Departamento de Trânsito e Serviços), Melissa Puertas Sampaio; o comandante da Polícia Municipal, José Carlos Fernandes; e o cabo da Polícia Militar João Carlos Rodrigues da Silva, um dos instrutores do Clube do Bem-Te-Vi.

“A segurança no trânsito é um problema sério, que precisa ter a responsabilidade de todos. Por isso, é muito importante ensinar as crianças, que serão os futuros motoristas, para que sejam multiplicadores do conhecimento aos pais e amigos. Só assim teremos uma cidade mais segura”, afirmou Salmeirão, parabenizando os alunos e o Clube do Bem-Te-Vi pela iniciativa.

ALUNOS PREMIADOS

Cada aluno ganhou certificado, uma bolsa e camiseta personalizada do programa. Receberam os prêmios os alunos Kauan Henrique de Brito, da escola Izabel Branco; Geovanna Raíssa Araújo da Silva (Yvonne Miragaia Peruzzo); Maria Eduarda da Silva Santos (José Sebastião Vasques Calçada); Kauan Mantovani Ratão (Dirce Spínola Najas); Murilo Fraga Santos (Dr. Gama).

Também foram premiados Isabeli Cristina da Silva (Teresinha Bombonati); Karol Souza Corrêa (Adelina Bernadette dos Santos Pacitti); Pedro Henrique Pratis de Lima (Geni Leite da Silva), Vinicius Pimenta e Julia Amanda da Silva (Ruth Pintão Lot) e Felipe Eduardo Barbosa Correa e Eduarda Monteiro Martins (Leonor Chiam Cury).

Participaram também do evento o 1º sargento do Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar, Edson Centamori; a secretária-adjunta de Educação, Beatriz Cristina Stábile Faria, o presidente do Sisep, Gilson Paulino da Silva, além de diretoras e professoras das escolas e familiares das crianças premiadas.

PROGRAMA

Desenvolvido desde 1990 pelo Detran-SP, em parceria com o CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito) da Polícia Militar, o programa leva às salas de aula palestras e atividades lúdico-pedagógicas ministradas por policiais militares, que utilizam recursos audiovisuais para educar os alunos para o trânsito.

As crianças aprenderam noções de segurança no trânsito, como a forma correta de atravessar a rua, o uso do cinto de segurança, os cuidados com brincadeiras nas vias públicas e regras para a condução de bicicletas, entre outros assuntos. Ao final, receberam material educativo, composto por revistinha talão de multa mirim e uma carteira nacional de habilitação mirim.

Texto e fotos: Rafael Lopes