19/11/2018
BALANÇA COMERCIAL: China é a principal compradora dos produtos biriguienses

O Observatório de Inteligência Econômica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) divulgou nesta segunda-feira, 19 de novembro, que a balança comercial de Birigui acumula entre janeiro e outubro deste ano US$ 16,43 milhões de dólares de superávit comercial.

Foram US$ 30,21 milhões de exportações e US$ 13,78 milhões de importações. Os dados do Observatório são baseados nas informações oficiais do MDIC – Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Entre os 10 principais países de destino das exportações, o destaque foi para a economia chinesa, responsável pela compra de 26% das exportações locais, o que corresponde a US$ 7.71 milhões de dólares. Em seguida, se destacam a Bolívia (com 8%) e a Argentina (com 7,7%).

“Apesar da China de liderar o ranking de destino das exportações locais, notou-se uma queda nas vendas para o país asiático comparando janeiro a outubro de 2018 com o mesmo período do ano passado. A queda foi de 13,8%”, explicou o diretor do Departamento de Desenvolvimento Industrial, Marco Aurelio Barbosa de Souza.

Segundo o diretor, por outro lado, houve um crescimento das vendas dos produtos biriguienses para a Tailândia (crescimento de 60,2%) e Taiwan (20,4%). “Esses resultados evidenciam uma maior diversificação da pauta exportadora biriguiense, trazendo boas perspectivas de ampliação de novos mercados”, enfatizou.

Em relação aos principais países fornecedores da cidade de Birigui, o grande destaque também foi a China, pois o país asiático foi responsável por 50% das importações locais, US$ 6,94 milhões de dólares. Em seguida aparecem a Coréia do Sul (com 17%) e o Uruguai (com 8,6%).

O relatório integra o projeto Observatório de Inteligência Econômica, que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Birigui, através da Sedecti. Essa estrutura é responsável por realizar estudos e pesquisas econômicas e acompanhar a evolução dos indicadores econômicos da cidade.

O objetivo é suprir as demandas de informações e conhecimentos dos agentes econômicos do município, além de subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a geração de emprego, renda e ao desenvolvimento local.

CONTATO - Outras informações sobre o tema podem ser obtidas na Sedecti. A secretaria atende das 7h30 às 13h30, na rua Nilo Peçanha, 301, Centro. O telefone é (18) 3641-6270.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Arte e dados: Sedecti