22/11/2018
Prefeito de Birigui abriu o seminário “Violação de Direitos da Criança e do Adolescente

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, fez a abertura do Seminário Municipal “Violação de Direitos da Criança e do Adolescente com ênfase em Abuso Sexual”. O evento foi realizado nesta quinta-feira, 22 de novembro, no Sesc Birigui, parceiro da administração na realização de diversos eventos e atividades.

Também prestigiaram o seminário os secretários Eliane Salmeirão (Assistência e Desenvolvimento Social), Gilmar Trecco Cavaca (Saúde) e Tiago Lotto (Comunicação). O evento reuniu profissionais da rede socioassistencial, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, sistema de garantia de direitos, conselhos municipais, escolas municipais e estaduais, serviços de saúde do município, representantes governamentais, entre outros envolvidos na proteção de crianças e adolescentes e sociedade civil.

Promovido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o seminário teve como objetivo capacitar os profissionais do setor e abrir um diálogo sobre o tema, de extrema importância na sociedade. O CREAS é um setor da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

O Centro faz, por mês, cerca de 120 atendimentos. “Do volume de casos em acompanhamento pelo CREAS, cerca de 70% refere-se a famílias com crianças e adolescentes em situação de violação de direitos e 18% são de casos sobre abuso sexual”, falou a assistente social responsável pelo CREAS, Leadna Cristina Ângelo Cardoso de Sá.

“O papel de vocês é de extrema importância para a sociedade. Sabemos de casos de atletas que foram abusados por seus técnicos, gerando trauma na vida das crianças para o resto da vida. Apesar das dificuldades da administração pública, temos que encontrar maneiras de discutir esse tema e mudar essa realidade. Que este seminário seja muito produtivo para os participantes”, falou o prefeito Cristiano Salmeirão, que fez parte da Mesa Diretora ao lado da primeira-dama Eliane Salmeirão.

Durante o seminário, foi apresentado o Protocolo do Fluxo de Atendimento Intersetorial e Interinstitucional do município de Birigui, no Enfrentamento à Violência contra Criança e Adolescente. As autoridades presentes assinaram o protocolo.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto: Tiago Lotto