23/11/2018
Procon de Birigui traz orientações sobre as compras durante o “Black Friday”

O PROCON DE BIRIGUI ALERTA: CUIDADOS PARA A BLACK FRIDAY!

1.        MONITORE OS PREÇOS: existem alguns sites que fazem a comparação de preços e se realmente o produto que tanto deseja esta realmente com o desconto ofertado, não deixe de observar o valor do frete, as vezes não vale a pena.

2.        DESCONFIE DOS PREÇOS MUITO BAIXOS: existe uma lista fornecida pelo Procon dos sites que devem ser evitado, consulte sempre antes de finalizar a compra para não ter dor de cabeça posteriormente.

3.        CUIDADOS COM COMPRAS ONLINE: A Black Friday é um dos principais dias do ano para comprar online. Com o aumento do número de transações aumentam também as situações de fraude. Os criminosos utilizam emails e anúncios falsos em redes sociais ou pesquisas no Google para chamar a atenção do consumidor, através de grandes descontos. Muitos consumidores são atraídos para sites falsos, mensagens por whattsapp e acabam disponibilizando de informações pessoais e referente a cartões de crédito, que é posteriormente indevidamente utilizada.

4.        REDIRECIONAMENTO DE SITES: MUITA ATENÇÃO!!! Existem golpes que redirecionam  o consumidor para um site falso quando da impressão do Boleto Bancário. Assim você entende que a compra foi efetivada com o pagamento do Boleto, porém se trata de um Boleto falso. O Procon de Birigui, pede atenção, se o código de barras do boleto não for reconhecido, vá direto ao caixa e verifique se os dados conferem. Prefira efetuar as compras com o cartão de crédito.

5.        GARANTIAS: As compras efetuadas na Black Friday seguem as regras básicas adotadas pelo CODIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.

Caso o produto comprado apresente defeito, a lei garante que a loja ou fabricante devem reparar a falha em até 30 dias, no caso de produtos não duráveis e em até 90 dias para itens duráveis. Caso o conserto não ocorra nesse prazo, o consumidor poderá escolher entre três opções: exigir a troca por outro produto, a devolução integral da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço.

O direito de arrependimento ocorre somente nas compras fora do estabelecimento comercial, elas poderão ser canceladas em até sete dias a contar da entrega do produto, mesmo que ele não apresente defeito.

A Fundação Procon criou a hashtag R34;#ProconSPdeolhoBlackFriday e as reclamações vão poder ser feitas diretamente pelo site www.procon.sp.gov.br.

E por último e o mais importante é que você compre com consciência analisando as suas possibilidades financeiras.

O Procon Birigui atende de Segunda a sexta-feira na Rua Bandeirantes, 800, Vila Maria. As Reclamações poderão ser feitas no horário das 8:00 as 13:00 horas.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto: Procon Birigui