26/11/2018
Dia D Municipal “Todos juntos contra o mosquito Aedes” movimentou a Praça Dr. Gama

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu no último sábado, dia 24, o Dia D Municipal – Todos juntos contra o mosquito Aedes aegypti. A ação ocorreu na Praça Dr. Gama, que recebeu diversas pessoas de Birigui e cidades vizinhas.

A ação foi realizada em conjunto pelos setores da Secretaria de Saúde: Departamentos de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) e IEC (Informação, Educação e Comunicação).

Outras secretarias e parceiros da prefeitura, como o Sesi, a ADJ e a Cati, também atuaram nas atividades, que ocorreram das 8h30 às 12h30. Empresas, indústrias e lojas do comércio também contribuíram para a realização do evento, que teve como principal objetivo alertar sobre a importância de se combater o mosquito Aedes.

“A população não pode esquecer que o mosquito Aedes pode matar. São com ações preventivas como esta que temos eficácia em proteger a população contra as arboviroses. Temos que ficar atentos e eliminar os criadouros, os perigosos locais onde o mosquito deixa suas larvas e se desenvolve de ovo para adulto", falou o educador de Saúde da Prefeitura de Birigui, Marcos Sanches.

O vice-prefeito de Birigui, Carlito Vendrame, o secretário de Esportes, Ivan Ribeiro, e o presidente da Câmara de Birigui, Valdemir Frederico, o Vadão, prestigiaram a ação na praça. "Uma atividade muito importante. Parabéns aos envolvidos", disse o vice-prefeito.

Segundo os organizadores, cerca de 2.500 pessoas passaram pela praça Dr. Gama durante a ação. A ADJ fez 150 testes de glicemia. Houve, ainda, 200 aferições de pressão arterial.

O Aedes aegypti é um mosquito diminuto de apenas 7 milímetros, mas é capaz de transmitir numerosas doenças diferentes, entre elas se destacam estas quatro: a dengue, o zika vírus, a febre amarela e a chikungunya.

As quatro são doenças distintas, ainda que em algumas delas os sintomas possam ser semelhantes, pelo menos no princípio. A doença que se desenvolve depende do vírus que o mosquito carrega.

Para realizar o evento, a Secretaria de Saúde contou com apoio das secretarias de Segurança Pública, Cultura, Educação, Gabinete, Administração, além do Departamento Municipal de Trânsito e Polícia Municipal. A Secretaria de Meio Ambiente fez distribuição gratuita de mudas e orientações sobre educação ambiental.

“Atingimos os nosso objetivo, que foi fazer um grande alerta aos moradores sobre a importância de se combater o Aedes. As atrações na praça auxiliaram a atrair as pessoas, que receberam orientações importantes sobre o Aedes e demais orientações sobre da área da Saúde”, completou o educar Marcos Sanches.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto: Tiago Lotto