28/11/2018
Testagem de HIV e sífilis: ações serão intensificadas nas Unidades Básicas de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui, por meio do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites virais, convida a população para participar da 11ª Campanha Fique Sabendo, em comemoração ao Dezembro Vermelho e ao Dia 1º de Dezembro dia Mundial da Luta Contra a AIDS.

Do dia 01 até 14 de dezembro as ações de prevenção e testagem serão intensificadas em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) localizado no Centro de Especialidades.

O dia D da Campanha Fique Sabendo será neste sábado, dia 1 de dezembro, no Centro de Especialidades Médicas, que ficará aberto para a população das 8h às 13h. Haverá Testagem Rápida de HIV e Sífilis.

Os exames são indicados àqueles que nunca fizeram o teste e possuem vida sexualmente ativa; fez sexo oral, vaginal ou anal sem uso de camisinha ou o preservativo rompeu; se tem ou teve tuberculose e hepatites; se tem ou teve alguma IST; se compartilhou seringas e agulhas; e se está grávida ou pretende engravidar.

O diagnóstico precoce dessas doenças permite que o tratamento seja feito o mais rápido possível trazendo a cura no caso da Sífilis e o controle da doença no caso dos pacientes com AIDS, promovendo maior qualidade de vida e impedindo a transmissão para outras pessoas.

Cabe ressaltar que os Testes rápidos são feitos com punção digital (parecido com exame de glicemia) e levam cerca de 30 minutos para sair os resultados, sendo que os pacientes podem levar seus resultados na hora.

“É importante que as pessoas que procurarem os testes estejam preferencialmente portando um documento com foto (RG ou CNH) e não é necessário jejum para a coleta do sangue”, explicou o coordenador do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites virais, Caio César Mafi Silva.

Para obter mais informações sobre a campanha os interessados devem ligar para (18) 3643-6262.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto: Secretaria Municipal de Saúde