29/11/2018
Prefeito, empresários e órgãos de classe abrem diálogo com representante da Via Rondon

A Prefeitura de Birigui, por meio de seu Núcleo de Gestão Estratégica, promoveu uma reunião entre empresários, representantes de órgãos de classe e lideranças da cidade com o Diretor de Operações e Engenharia da Concessionária ViaRondon, Fábio Abrita.

A concessionária administra 416 km do Corredor Marechal Rondon Oeste, sendo 331 km da Rodovia Marechal Rondon SP-300, principal rodovia que ‘corta’ Birigui, e pretende realizar melhorias em trechos da estrada que podem dar acesso ao município.

O encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira, 28 de novembro, no Hotel Ibis Styles Birigui. O espaço foi cedido pelo empresário Rodrigo Stabile Escanhuela, diretor proprietário do hotel que fica as margens da Rodovia Marechal Rondon.

O governo municipal participou da reunião com uma comitiva formada pelo prefeito Cristiano Salmeirão, pelo secretário municipal de Obras, Saulo Giampietro, pelo secretário municipal de Comunicação, Tiago Lotto, pela diretora municipal de Trânsito, Melissa Puertas Sampaio, pelo assessor executivo Carlos Farias (gestor do Núcleo de Gestão Estratégica) e pelo assessor do Núcleo, Fernando Minholi.

“O encontro visou ordenar as principais intervenções na região de influência da Rodovia Marechal Rondon em Birigui. O prefeito Cristiano Salmeirão apresentou as expectativas do município e compartilhou possíveis melhorias na rodovia. As sugestões serão encaminhadas para a Via Rondon e para a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)”, explicou o assessor executivo da Secretaria Municipal de Gabinete, Carlos Farias.

“Os pontos de intervenção e obras serão caracterizados e formalizados pela importância de mobilidade urbana e ajustamento do fluxo de veículos para melhorar o desenvolvimento presente e futuro de Birigui. Estamos oferecendo suporte para a Via Rondon tirar os projetos do papel para que as obras sejam realizadas o mais rápido possível”, falou o prefeito Cristiano Salmeirão.

Segundo a Via Rondon, Birigui poderá ganhar duas passarelas ou, também, anéis viários. O prefeito apontou dois importantes trechos de acesso ao município: um que corta a Rondon para acesso ao bairro Colinas e outro em trecho de acesso ao bairro Residencial Eurico Caetano.

O apoio do diretor da Via Rondon e a participação dos empresários e lideranças do município são importantes para os encaminhamentos das solicitações, que também terá apoio do deputado Roque Barbiere, o Roquinho. A formalização das prioridades e caracterização para o encaminhamento deve ficar pronta ainda este ano.

“O encontro foi produtivo. Vamos, agora, cuidar dos encaminhamentos e aguardar uma posição da Via Rondon e ARTESP”, completou o prefeito Cristiano Salmeirão.

OBRA – A Via Rondon está realizando obra na avenida Nelson Calixto, no trecho conhecido como “pontilhão torto” . Com investimento de R$ 2,8 milhões, a concessionária está construindo um viaduto no local, que faz a ligação da com a via de acesso à pista, sobre a linha férrea.

A obra no local foi um trabalho do deputado Roque Barbiere, que atendeu pedido da Prefeitura de Birigui.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto e fotos: Tiago Lotto