29/11/2018
Comportamento do mosquito Aedes aegypti foi tema de palestra-teatro na EM Darcy Gavira

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio de seu setor de IEC (Informação, Educação e Comunicação), promoveu nesta quinta-feira, dia 29 de novembro, uma ação na EM Profª Darcy Garcia Gavira, unidade da Prefeitura de Birigui que atende no bairro Thereza Barbieri.

Desde março, fazendo parte do planejamento da EM, os profissionais da unidade de ensino trabalham o projeto “Aedes aegypti – vamos acabar com isso”. Gibis, cartazes, vídeos, palestras, entre outras ações foram desenvolvidas com os alunos do Maternal 2, Pré 1 e 2 e 1º Ano (alunos de 3 a 7 anos), segundo informou a coordenadora pedagógica Andrea Rodrigues Pazian.

Em sintonia com os profissionais do setor de IEC da Secretaria de Saúde, uma ação de conscientização, mesclada com teatro, foi promovida nesta quinta no pátio da escola. A ação ocorreu nos períodos da manhã e tarde.

O educador Marcos Sanches e os agentes Edna Bigoni, Silvio César Rodrigues e Rosilene Montanholi levaram um “Aedes gigante” até a escola. Vestida de mosquito, Edna visou duas casas montadas no pátio: uma casa limpa, sem criadouros, e outra suja, com recipientes onde existe a possibilidade de acúmulo de água.

“Durante esse teatro, fizemos as principais orientações sobre o comportamento do mosquito, como ele vive e como ele se reproduz. É importante lembrar que o Aedes é um mosquito doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas, indústrias ou igrejas. Tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano, mas também pode picar a noite”, explicou o educador da Prefeitura de Birigui.

De acordo com os profissionais do IEC, pesquisas realizadas em campo indicam que os grandes reservatórios, como caixas d’água, galões e tonéis (muito utilizados para armazenagem de água para uso doméstico em locais dotados de infraestrutura urbana precária), são os principais criadouros que produzem o mosquito.

“Isso não significa que a população possa descuidar da atenção a pequenos reservatórios, como vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, lixo a céu aberto, bandejas de ar-condicionado, poço de elevador, entre outros”, completou Marcos Sanches.

DICA - Está comprovado cientificamente que o produto hipoclorito de sódio, mais conhecido comercialmente como água sanitária, ajuda a combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

A aplicação da água sanitária deve ser utilizada na higienização das casas para eliminar as larvas combatendo a proliferação do Aedes. Esse é um hábito a ser incorporado na rotina das famílias.

Basta adicionar uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Despeje a solução em ralos de pias, banheiro, cozinha, vasos de plantas e vasos sanitários. Atenção: Faça a limpeza das pias e dos ralos à noite, antes de dormir, para que a água sanitária possa agir por mais tempo.

COMUNIAÇÃO PREFEITURA

Texto: Tiago Lotto