03/12/2018
DESTAQUE: Birigui recebe “Prêmio Luiza Matida” por trabalhos para eliminação da sífilis

Birigui recebeu o “Prêmio Luiza Matida” em reconhecimento aos trabalhos realizados para eliminação da sífilis congênita no Estado de São Paulo. O município foi contemplado no evento de comemoração aos 30 anos do Programa Estadual de DST/AIDS, realizado em setembro, em São Paulo.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Birigui foi premiada devido a diminuição do número de casos de sífilis congênita (sífilis transmitida da mãe para o filho durante a gravidez) no ano de 2017, juntamente com mais 30 municípios do estado que também atingiram esse indicador.

“Também recebemos Menção Honrosa ‘Brenda Lee’ em reconhecimento aos trabalhos realizados no enfrentamento à epidemia de HIV/AIDS, onde Birigui conseguiu bons números em 3 indicadores de 6 indicadores avaliados (taxa de mortalidade por AIDS menor que a do Estado de SP, taxa de incidência por AIDS em 100 mil habitantes e queda da taxa de mortalidade por AIDS nos últimos 3 anos)”, explicou a diretora da Vigilância Epidemiológica, Mauricéia Bruna Alves Gonçalves.

De acordo com ela, a premiação é um trabalho conjunto de todos os profissionais da Secretaria de Saúde de Birigui que fazem atendimento, em especial as gestantes, via SAE (Serviço de Atendimento Especializado). Em 2015 Birigui registrou 18 casos de sífilis congênita; em 2016 foram 13 casos, assim como em 2017. Já este ano, até o momento, são 10 casos de sífilis.

DIA D IST/AIDS – Neste sábado, dia 1 de dezembro, o Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites virais, iniciou a 11ª Campanha Fique Sabendo, em comemoração ao Dezembro Vermelho e ao Dia 1º de Dezembro dia Mundial da Luta Contra a AIDS.

Do dia 01 até 14 de dezembro as ações de prevenção e testagem serão intensificadas em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) localizado no Centro de Especialidades.

Na abertura da campanha, no Centro de Especialidades Médicas, o prefeito Cristiano Salmeirão destacou a importância deste trabalho. “Nossa gestão trabalha incansavelmente para oferecer uma Saúde de qualidade, ou seja, que tenhamos uma estrutura para atender os moradores: recém nascidos, crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. O trabalho dos profissionais do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites virais é de extrema importância para a população”, comentou o chefe do Executivo, que recebeu uma camiseta da campanha.

O prefeito foi recebido pela diretora da Vigilância Epidemiológica, Mauricéia Gonçalves, pelo coordenador do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites virais, Caio César Mafi Silva, e demais profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Para obter mais informações sobre a campanha os interessados devem ligar para (18) 3643-6262.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA