10/12/2018
Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) foi inaugurado no bairro Cidade Jardim

Em comemoração ao aniversário de 107 anos de Birigui, a Prefeitura Municipal inaugurou no último sábado, dia 8 de dezembro, o Centro de Artes e Esportes Unificados “Drª Lizete Pinto Arjonas”, também chamado de CEU das Artes. O prédio fica na avenida João Cernach, esquina com as ruas das Tulipas e das Acácias, no bairro Cidade Jardim.

A inauguração do espaço reuniu o prefeito Cristiano Salmeirão, o vice-prefeito Carlito Vendrame, o presidente da Câmara, Vadão da Farmácia, o vereador Pastor Reginaldo, os secretários Genilson Martins (Administração), Ivan Ribeiro (Esportes e Lazer), Saulo Giampietro (Obras), Tiago Lotto (Comunicação), Elder Scanferla (Cultura e Turismo), Meiriane Beltran (Educação) e o representante da homenageada, Luis Carlos Arjonas, viúvo da senhora Lizete Pinto Arjonas.

A cerimônia de inauguração também reuniu moradores do bairro e servidores da Prefeitura de Birigui envolvidos na obra, orçada em R$ 1.064.694, sendo R$ 591.890 de repasse do Ministério da Cultura e contrapartida do município de R$ 472.803.

O prefeito Cristiano Salmeirão esteve acompanhado de sua mãe, Dona Celeide, do filho, Pedro, e da tia, Dona Maria Zuleide. Segundo o chefe do Executivo, o local irá acomodar as aulas de ginástica rítmica da Prefeitura de Birigui. As aulas deixarão de acontecer no Ginásio Municipal e serão realizadas no CEU das Artes.

O novo espaço reúne programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital. Uma sala de informática foi montada no prédio.

O CEU conta com biblioteca, cineteatro, laboratório multimídia, salas de oficinas, espaços multiuso, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), pista de skate, quadra coberta, playground e pista de caminhada. A área construída é de 3 mil metros quadrados.

A gestão 2017-2020 retomou a obra do CEU, que estava parada desde 2014. Em maio de 2017 a prefeitura abriu processo de licitação para concluir a obra. "Sinto uma enorme alegria em entregar mais uma obra para a população de Birigui. Que este espaço público sejá muito bem aproveitado pelos moradores. Obrigado aos servidores envolvidos nesta importante obra que hoje está sendo entregue. É um presente de aniversário para Birigui, que comemora seus 107 anos", comentou o prefeito municipal.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA