13/12/2018
Produtores rurais iniciam curso profissionalizante sobre processamento do leite e derivados

Quinze produtores rurais e fabricadores artesanais de queijo iniciaram nesta semana um curso profissionalizante sobre processamento do leite e seus derivados. A qualificação é oferecida pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste) e Prefeitura de Birigui, por meio do Departamento de Agricultura.

Na primeira etapa do curso, realizado nos dias 10 e 11 deste mês, foram abordados os requisitos legais para o processamento do leite e derivados. Os participantes aprenderam toda a parte que envolve a produção e manipulação do leite; instalações necessárias, normas de qualidade, fluxograma de produção, técnicas de padronização para todos os produtos, entre outros assuntos.

A capacitação foi ministrada pela engenheira de alimentos e instrutora do Senar, Maria Brandão. Ela também vai ministrar as próximas três fases do curso, previsto para ocorrer de 11 a 16 de março de 2019. Serão ensinados em aulas práticas sobre o processamento de queijos de massa crua, cozida e semicozida; processamento de fermentados, doces e manteiga; e sobre queijos filados e fundidos.

Conforme o médico veterinário do Departamento de Agricultura, Matheus Moreira Beli, o objetivo do curso é profissionalizar os produtores rurais para a atividade da produção de leite e derivados, conforme técnicas padronizadas e a legislação vigente. “Além de capacitar profissionalmente os produtores, nossa intenção é formalizá-los para a atuação neste ramo de atividade”, afirmou.

ENCERRAMENTO

Nesta quinta-feira, dia 13 de dezembro, o Departamento de Agricultura, Siran e Senar encerram o mesmo curso que foi oferecido para outros 12 produtores rurais e representantes de cooperativas de leite do município. Todos os profissionais passaram pelas quatro etapas da capacitação, que teve início em novembro do ano passado.

Texto e fotos: Rafael Lopes