A Secretaria Municipal de Educação promoveu na noite desta quinta-feira, dia 7º de fevereiro, no Buffet Milleniun, a Aula Inaugural do ano letivo de 2019. A palestra “A Arte da Escutatória ” – A escuta de si, do outro e do mundo” foi ministrada por Anderson Novello, especialista em palestras sobre literatura, língua portuguesa, alfabetização e letramento, conotação de histórias, jogos teatrais e dinâmicas de grupo.
As aulas na rede municipal de ensino começaram dia 4 de fevereiro. A Aula Inaugural reuniu mais de mil profissionais da Educação e autoridades.
O palestrante trouxe aos presentes um encontro repleto de humor e estratégias motivacionais para realmente impactar os profissionais que lá estavam, abordou a importância de saber ouvir no ambiente educacional, além dos problemas relacionados a desatenção, falta de empatia no processo educacional, estratégias para melhorar a escuta/relações interpessoais e como minimizar as falhas de comunicação.
Novello quis saber se os profissionais da educação realmente escutam seus alunos. Se os Gestores da Educação estão atentos para o que os professores querem dizer. Se a equipe escolar costuma ouvir-se. "Quais modelos educacionais estamos gerando com uma cultura avessa à escutatória? Como desenvolver a escuta em uma geração cuja desconcentração é tão expressiva?. Desde novos, estamos acostumados a reproduzir palavras sem refletir sobre elas, como no caso das crianças cantarem a cantiga Atirei o pau no gato sem ao menos saber seu significado", frisou ele.
Segundo Novello, escutar o outro é uma prática tão preciosa quanto falar com excelente habilidade. Em uma era em que as mídias digitais roubam o foco da nossa atenção, a escuta do mundo tem sido cada vez mais complexa.
“Tivemos uma palestra ótima, com muita reflexão, para que cada profissional pense no seu trabalho, no seu profissionalismo e, no seu “eu” como pessoa. Contribuindo para uma reciclagem, é olhar para a forma como você esta trabalhando, trabalhar o mesmo produto mas ir mudando dia após dia, utilizar o que você sabe de formas diferentes, criando uma bagagem com o mesmo material e conhecimento. Podemos iniciar nosso ano letivo com muita reflexão com certeza”, comentou a secretária municipal de Educação, Meiriane Beltran.
COMUNICAÇÃO PREFEITURA
Assessoria de Impensa
Texto: Jéssica Bassetto
Fotos: Tiago Lotto
|