14/02/2019
Ações da Semana Estadual contra o Aedes seguem em Birigui com arrastões e palestras

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e demais profissionais da saúde estão atuando na Semana Estadual de Combate ao Aedes, que começou dia 11 e segue até 16 de fevereiro. O mosquito é o transmissor da dengue, febre amarela, zika vírus e chikungunya.

Arrastões, palestras, limpeza geral e distribuições de materiais informativos são as principais atividades daqueles que colaboram no combate ao mosquito. Um dos agentes que nas ações é o educador Marcos Sanches. Segundo ele, alunos do município estão recebendo informações sobre a prevenção as arboviroses e controle de criadouros nas escolas existentes nas áreas com surtos de dengue.

"Estamos promovento arrastão com retirada de criadouros nas áreas mais afetadas. Essa ação tem apoio dos agentes de Imóveis Especiais e de Pontos Estratégicos, que promoveram vistorias nos dois cemitérios de Birigui e visitas em órgãos públicos e entidades de classe. Na campanha geral também atuam os Agentes de Saúde da Família", explicou ele.

“Vivemos um cenário de alto risco. Se não agirmos, teremos nova epidemia de dengue em Birigui”, alertou o prefeito Cristiano Salmeirão, presidente do Comitê Permanente de Mobilização, Prevenção e Combate à Dengue, Zika e Chikungunya.

Durante a semana, a equipe da Prefeitura de Birigui visitou o Centro de Integração Social, a Escola Municipal Darcy Garcia Gavira e a Escola Municipal Isabel Branco. No Centro de Integração Social a palestra contou com a participação da secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Cristina Segura. Nesta sexta, dia 15, a equipe irá visitar a Escola Estadual Antônio Sales de Oliveira e demais pontos do município.

O Sesi Birigui, parceiro da Prefeitura Municipal nas ações contra o Aedes, também promoveu atividades durante a Semana Estadual de Combate ao Aedes. Professores, alunos e demais servidores realizaram treinamento, palestra e vistoria na unidade. No Sesi a campanha recebeu o nome Todos do Sesi Contra o Aedes.

“Todos sabem que a dengue pode matar. Essa doença desafia a saúde pública há décadas. Enfrentá-la envolve o compromisso de todos nós. Todos nós temos como ajudar, basta colaborar com a limpeza de sua residência, loja, empresas, entre outros”, alertou o educador de saúde pública, Djalma da Silva Ribeiro.

As ações seguem nesta sexta-feira, dia 15 de fevereiro. Novas informações sobre o tema serão divulgadas em breve.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA