18/02/2019
Fórum realizado em Birigui debateu as políticas culturais desenvolvidas no município

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) promoveu no último sábado (16) o I Fórum de Cultura 2019. O evento foi realizado em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais (ConseCult) e aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados “Dra. Lizete Pinto Arjonas”, o conhecido CEU das Artes.

A abertura do evento foi feita pelo prefeito municipal, Cristiano Salmeirão, que destacou a importância do Fórum.

“A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo é uma pasta de extrema importância para o município. Este Fórum abre um diálogo sobre as novas alternativas daquilo que poderemos melhorar no setor cultural. Temos que estimular e ampliar ações deste segmento”, falou o prefeito.

De acordo com o diretor de Cultura, Paulo Bernardes, o Fórum debateu a criação de um espaço de controle social das atividades da Secretaria de Cultura e Turismo de Birigui, por meio de debates, troca de experiências e articulação entre os setores produtivos, sociedade civil, poder público e instituições.

Também prestigiaram o evento os secretários de Esportes e Lazer, Ivan Ribeiro, e de Expediente e Comunicação, Tiago Contador. Ivan fez parte da Mesa Diretora, que reuniu o prefeito, o diretor Paulo Bernardes, o presidente do Conselho Municipal de Patrimônio, Renato Gomes dos Reis e o presidente do ConseCult, Evandro Cláudio.

“O encontro teve como objetivo promover a avaliação das políticas culturais desenvolvidas em Birigui, mensurar o impacto das atividades realizadas e propor a construção coletiva de alternativas para o desenvolvimento cultural do município, consubstanciadas pelo Plano Municipal de Cultura de Birigui (PMC)”, salientou Paulo Bernardes.

A realização do Fórum é uma Meta Anual do Plano Municipal de Cultura de Birigui (PMC), instituído pela Lei Nº 6.080/2015. Este mecanismo foi criado para a propositura de ações e culminará na organização da Conferência Municipal de Cultura.

Houve, também, eleição dos membros do CunseCult para o mandato de 2019/2020.

De acordo com o PMC, os impactos esperados são: participação social dinamizada; espaços de discussão cultural ampliados e cidadania cultural estimulada.

O Fórum fez uma avaliação do PMC, debateu sobre as demandas de cada segmento cultural representado e abriu o microfone para que todos os participantes pudessem fazer o uso da palavra e dar as suas contribuições para a construção das ações da Secultur.

Após os debates, houve apresentação da Banda Tropicadelia, formada pelos músicos Eduardo Martinez, Fernando Kid e Renan Augusto Dias.

O CEU das Artes fica na avenida João Cernach esquina com as Ruas das Tulipas, no Cidade Jardim.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA