18/02/2019
Fórum realizado em Birigui debateu as políticas culturais desenvolvidas no município
 

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) promoveu no último sábado (16) o I Fórum de Cultura 2019. O evento foi realizado em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais (ConseCult) e aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados “Dra. Lizete Pinto Arjonas”, o conhecido CEU das Artes.

A abertura do evento foi feita pelo prefeito municipal, Cristiano Salmeirão, que destacou a importância do Fórum. 

“A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo é uma pasta de extrema importância para o município. Este Fórum abre um diálogo sobre as novas alternativas daquilo que poderemos melhorar no setor cultural. Temos que estimular e ampliar ações deste segmento”, falou o prefeito.

De acordo com o diretor de Cultura, Paulo Bernardes, o Fórum debateu a criação de um espaço de controle social das atividades da Secretaria de Cultura e Turismo de Birigui, por meio de debates, troca de experiências e articulação entre os setores produtivos, sociedade civil, poder público e instituições. 

Também prestigiaram o evento os secretários de Esportes e Lazer, Ivan Ribeiro, e de Expediente e Comunicação, Tiago Contador. Ivan fez parte da Mesa Diretora, que reuniu o prefeito, o diretor Paulo Bernardes, o presidente do Conselho Municipal de Patrimônio, Renato Gomes dos Reis e o presidente do ConseCult, Evandro Cláudio.

“O encontro teve como objetivo promover a avaliação das políticas culturais desenvolvidas em Birigui, mensurar o impacto das atividades realizadas e propor a construção coletiva de alternativas para o desenvolvimento cultural do município, consubstanciadas pelo Plano Municipal de Cultura de Birigui (PMC)”, salientou Paulo Bernardes.

A realização do Fórum é uma Meta Anual do Plano Municipal de Cultura de Birigui (PMC), instituído pela Lei Nº 6.080/2015. Este mecanismo foi criado para a propositura de ações e culminará na organização da Conferência Municipal de Cultura. 

Houve, também, eleição dos membros do CunseCult para o mandato de 2019/2020.

De acordo com o PMC, os impactos esperados são: participação social dinamizada; espaços de discussão cultural ampliados e cidadania cultural estimulada.

O Fórum fez uma avaliação do PMC, debateu sobre as demandas de cada segmento cultural representado e abriu o microfone para que todos os participantes pudessem fazer o uso da palavra e dar as suas contribuições para a construção das ações da Secultur.

Após os debates, houve apresentação da Banda Tropicadelia, formada pelos músicos Eduardo Martinez, Fernando Kid e Renan Augusto Dias.

O CEU das Artes fica na avenida João Cernach esquina com as Ruas das Tulipas, no Cidade Jardim.

 

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Assessoria de Imprensa

Página Anterior


Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000