21/02/2019
Inscrição do Mapa Cultural Paulista termina dia 28 de fevereiro

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) faz chamamento oficial aos artistas locais a participarem da Fase Municipal do Mapa Cultural Paulista 2019. Poderão participar qualquer cidadão, bem como grupos de todo o estado de São Paulo, desde que com vínculo comprovado com o município há pelo menos 02 (dois) anos.

O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizada pela APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), com apoio local da Secultur, que objetiva identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção artística no estado de São Paulo e, ao mesmo tempo, estimular a participação dos municípios em atividades culturais.

Para efetivarem suas participações no Mapa Cultura Paulista, os artistas interessados devem se inscrever até o dia 28 de fevereiro de 2019, através do endereço eletrônico: http://www.omelhordaculturasp.com/mapa-cultural-paulista-2019/.

O Edital completo está disponível em: Edital: https://www.omelhordaculturasp.com/editais-e-convocatorias/edital-mapa-cultural-paulista-2019/.

O Mapa é um programa que conta com total apoio da Secultur, pois temos um histórico de artistas e grupos locais que foram destaque em âmbito estadual, devido à circulação e visibilidade proporcionada pelo projeto, inserindo Birigui no roteiro das grandes produções culturais de todo o estado.

O Programa será feito em 03 (três) etapas, sendo a primeira Municipal (inscrições/seleções), Regional (apresentações) e Estadual (atividades formativas e circulação). Para a edição 2019 serão consideradas 05 (cinco) expressões artísticas: Dança; Poesia; Teatro; Circo; Fotografia.

Avaliação dos trabalhos - Uma das prerrogativas do Mapa Cultural Paulista é mapear a produção cultural em todo o estado e selecionar trabalhos para as fases subsequentes. Para tanto, critérios de avaliação foram elaborados para nortear as decisões das comissões de seleção nas 05 (cinco) expressões artísticas contempladas.

Cabe salientar que o encontro entre artistas e comissões tem viés pedagógico, o que objetiva construir uma apreciação na trajetória destes dois polos (artistas e comissão de seleção) e realizar os fundamentos do programa. Cada expressão artística terá uma curadoria técnica que coordenará cada corpo de jurados. Todas as comissões de seleção serão regidas pelos preceitos abaixo e por um regimento interno que normalizará os trabalhos de seleção.

Critérios gerais de avaliação:

a) Coerência: relação entre a pesquisa e a realização, entre forma e conteúdo, entre a atividade mental (pensamento) e a atividade operacional (a execução);

b) Técnica: preparação, apropriação e projeção das técnicas específicas nas atividades artísticas;

c) Produção artística: consciência no tratamento estético do conjunto da obra;

d) Autenticidade: critério definido pela verdade do discurso artístico na obra;

e) Contextualização: a relação do trabalho com sua ambiência (a cidade, a sociedade, outros artistas, escolas etc);

f) Histórico do artista ou grupo: trajetória e trabalhos realizados.

Outras informações: Secultur (18) 3638-2109.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto: Paulo Bernardes, diretor municipal de Cultura