01/03/2019
Secretaria de Saúde de Birigui agenda atividades para a campanha “Março Lilás”

Chamar a atenção das mulheres sobre a importância de fazerem periodicamente o exame preventivo para detecção precoce do câncer de colo do útero. Esse é o principal objetivo da campanha “Março Lilás”.

Em Birigui a campanha se transformou em lei, de autoria do vereador Valdemir Frederico, o Vadão da Farmácia (Lei. 6.652/2018). A lei visa a realização de atividades voltadas ao combate do câncer de colo do útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina.

Cada UBS de Birigui irá programar suas ações. Psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros profissionais da Saúde estão envolvidos na campanha. As primeiras ações terão início na quarta-feira, dia 6 de março, com palestras, ações educativas e demais atividades nas 10 UBSs de Birigui.

“O câncer de colo do útero é a quarta causa de morte por câncer no Brasil. Oferecer ações, orientações e atividades sobre o tema é de extrema importância para a população feminina de Birigui”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão, que elogiou a iniciativa do vereador Vadão. "Uma lei de muita importância".

Orientações sobre o diagnóstico e sobre o tratamento adequado, além do encaminhamento para instituições especializadas no tratamento da doença fazem parte da campanha, que segue até o dia 31 de março.

Haverá, ainda, o conhecido DIA D de combate ao câncer de colo do útero, agendado para o dia 23 de março (sábado), quando serão realizadas coletas de preventivos em 4 pontos estratégicos: UBS 1; UBS 6; UBS 9 e no Ambulatório de Saúde da Mulher (Praça Gumercindo de Paiva Castro, sem número, Centro).

Para participar da campanha a mulher deve apresentar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), comprovante de residência, CPF e RG (original e uma cópia). O horário de atendimento do DIA D (23 de março) será das 7h às 13h.

Para realizar o exame, a mulher não pode estar menstruada. É orientado ainda a não ter relação sexual, usar pomada ou creme e fazer ducha vaginal dois dias antes da coleta.

Os preventivos coletados serão analisados pelo Hospital do Amor de Barretos, parceiro da Prefeitura de Birigui na campanha.

Em casos de alterações, as pacientes receberão acompanhamento na rede municipal de saúde e, caso necessário, serão encaminhadas para o hospital de Barretos para tratamento.

O exame preventivo é indolor e detecta lesões e estágios iniciais do câncer do colo do útero. É recomendável que o preventivo seja feito uma vez por ano ou conforme orientação médica.

As UBSs de Birigui ficam nos bairros Vila Bandeirantes (UBS 1), Jardim Toselar (UBS 2), Izabel Marin (UBS 3), Costa Rica (UBS 4), Santo Antônio (UBS 5), Tijuca (UBS 6), São Vicente (UBS 7), Jandaia (UBS 8), João Crevelaro (UBS 9) e Colinas (UBS 10).

 

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Assessoria de Imprensa/Tiago Lotto 

Imagem: Arte da ASCOM - Prefeitura de Paragominas (com adaptação da Prefeitura de Birigui)

Página Anterior


Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000