06/03/2019
"Dengário" e melhorias estruturais foram entregues na UBS 1, que fica no bairro Cidade Jardim

A Prefeitura de Birigui inaugurou na manhã desta quarta-feira, dia 6 de março, um dengário e novos espaços na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1, que fica no bairro Cidade Jardim.

O dengário visa atender pessoas com dengue ou suspeita da doença. Os novos espaços visam melhor atender a população que utiliza a unidade.

A administração construiu uma sala para o NASF – AB (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica) e um novo espaço para os agentes comunitários.

Os banheiros e o almoxarifado da UBS foram reformados e, dentro de 10 dias, será concluída a reforma do consultório odontológico, que voltará a atender na unidade.

A reforma na UBS 1 foi orçada em R$ 68 mil (parte estrutural). Novos equipamentos foram comprados, com investimento de R$ 37 mil. No dengário, o investimento foi de R$ 22 mil. Soma das melhorias na unidade é de aproximadamente R$ 127 mil.

O dengário da unidade oferece atendimento para 14 pessoas, porém ,a UBS 1 conta com uma sala de hidratação que atende outros 5 pacientes.

PREFEITO - A solenidade reuniu o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, a secretária municipal de Saúde, Marian Nakad, secretários, diretores e profissionais do setor da saúde. A Câmara Municipal foi representada pelo vereador Cláudio Barbosa de Souza, o Kal.

“Gostaria que este dengario não fosse utilizado, já que é um espaço para atender pessoas com dengue. Porém, visando melhor atender, criamos este espaço na UBS 1 e no pronto pocorro”, disse o prefeito Cristiano Salmeirão.

O chefe do Executivo pediu apoio dos presentes para ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.

Na última sexta-feira, 1º de março, a OSS (Organização Social de Saúde) Santa Casa de Misericórdia de Birigui inaugurou no pronto-socorro municipal um dengário, que visa atendimento específico aos pacientes com dengue.

A meta é não prejudicar a qualidade no atendimento do pronto-socorro à população que necessita de atendimento médico relacionado a outras patologias.

O dengario do pronto-socorro conta com estrutura para atender 25 pacientes.

“Vivemos um cenário de alto risco de epidemia. Temos que unir forças para combater esse mosquito. Eliminar criadouros e manter os imóveis limpos é fundamental”, completou o prefeito de Birigui.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Assessoria de Imprensa / Tiago Lotto