07/03/2019
Sedecti: Birigui se destaca na região com saldo positivo de 454 empregos formais no mês de janeiro

Dados divulgados nesta quarta-feira, 06 de março, pelo Observatório Econômico da Sedecti – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e inovação com base nos dados do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) destacam a cidade de Birigui na geração de empregos regionais com um saldo positivo de 454 postos de trabalho. Foram 1.297 admitidos e 843 desligamentos durante o mês de janeiro de 2019.

O grande destaque do período foi o segmento da indústria de transformação que apresentou um saldo positivo de 354 postos de trabalho correspondendo a 78% do saldo positivo da cidade no mês. Em segundo lugar se destaca o setor de serviços com saldo favorável de 77 empregos, seguido pela construção civil com 26. Os setores do comércio, agropecuária e administração pública apresentaram em conjunto, conforme tabela saldo negativo de cinco empregos.

A geração de empregos na indústria de transformação corrobora com o perfil da estrutura produtiva da cidade com destacada presença de empresas do segmento industrial (moveleiras, metalúrgicas, máquinas, equipamentos e transformadores, aquecedores solares, produtoras de componentes para o setor da aviação, gráficas e outras). Além dessas empresas, a cidade conta com um importante APL (Arranjo Produtivo Local) do setor calçadista especializado no segmento infantil, sendo as empresas de calçados e suas fornecedoras também participantes da indústria de transformação.

O saldo positivo é comemorado pelo prefeito Cristiano Salmeirão, pois vem ao encontro de um dos principais objetivos da atual administração municipal, a geração de emprego e renda na cidade. Neste sentido, a atual gestão tem implementando por meio da Sedecti várias ações e projetos para favorecer o desenvolvimento econômico local.

O Secretário da Sedecti, Nelson Giardino, também destaca os resultados conquistados pela cidade em um cenário ainda de dificuldades enfrentado pela economia, em especial, a indústria. Avalia que o resultado de janeiro traz boas perspectivas para 2019 e que a Sedecti está de portas abertas para todos que querem empreender em Birigui.

OBSERVATÓRIO

O relatório integra o projeto Observatório de Inteligência Econômica, que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Birigui, através da Sedecti. Essa estrutura é responsável por realizar estudos e pesquisas econômicas e acompanhar a evolução dos indicadores econômicos da cidade.

O objetivo é suprir as demandas de informações e conhecimento dos agentes econômicos do município e subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a geração de emprego, renda e ao desenvolvimento local. Agregar, gerar, disseminar e estimular são as palavras-chave do projeto Observatório de Inteligência Econômica de Birigui.

Texto e imagem: Sedecti