Dia 15 de março é comemorado o Dia Mundial de Defesa do Consumidor. Está sendo veiculadas pelos fornecedores várias ofertas com a finalidade de atrair a população para adquirir seus produtos.
Neste sentido, o PROCON DE BIRIGUI vem alertar a população em relação ao consumo excessivo e suas consequências no futuro. O consumidor tem que ter em mente se há necessidade na aquisição dos produtos, fazendo um planejamento financeiro em longo prazo.
Os consumidores tem se apoiado nas facilidades que o comércio apresenta para a aquisição de produtos e serviços, com propostas de parcelamentos, financiamentos que cabem no bolso, mais é preciso planejamento pois em algum momento, estas dívidas se tornam uma “bola de neve”, tirando o sono de muitos consumidores.
O que falta aos consumidores é a educação financeira. Hoje em dia, as pessoas desde jovens têm sido levados ao consumo excessivo, onde tudo é facilmente descartado, desvalorizado, e este tipo de ação influencia de forma negativa os jovens em relação ao tipo adultos que serão futuramente. Trata-se de ações financeiras que terão impacto durante toda a vida deles.
Assim, é importante informar aos consumidores sobre seus direitos e responsabilidades na aquisição dos produtos. É importante quando for efetuar uma compra analisar os fornecedores, os serviços oferecidos, e, especialmente, muita cautela na hora de assinar um contrato. Lembre-se de observar todas às suas clausulas e discuti-las, exigir que tudo que é oferecido quando da contratação tem que constar de forma clara no contrato, tais como multas em caso de desistência e outros fatores como prazo.
No mais, aquele que podem usufruir destes benefícios oferecidos na Semana do Consumidor, só desejamos boas compras!
Texto: Camila Andréa de C Canassa Cervantes
Coordenadora do Procon de Birigui
|