21/03/2019
São Brás e bairros vizinhos: 2º arrastão contra o mosquito Aedes acontece neste sábado (23)

A Prefeitura de Birigui segue neste sábado, dia 23 de março, com suas atividades de combate ao mosquito Aedes, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.

A administração iniciou no dia 16 de março uma força-tarefa que visa visitar residências, terrenos baldios e espaços públicos visando eliminar possíveis criadouros do mosquito.

Quatro sábados seguidos contarão com arrastões. Todas as regiões da cidade serão visitadas por profissionais da Secretaria de Saúde de Birigui.

A força-tarefa deste sábado será nos bairros São Brás, Cohab 2, Monte Líbano 2 e bairros vizinhos. A meta é visitar 2.800 residências. A ação será das 7h30 às 13h30.

“Pedimos ajuda da população. Que os moradores abram suas casas e ajudem no recolhimento de materiais que possam acumular água, possíveis criadouros das larvas do mosquito Aedes”, pediu o educador em saúde pública, Marcos Sanches, do CCVZ (Centro de Vetores e Zoonoses) da Prefeitura de Birigui.

No último sábado (16), foram visitadas 2.835 casas da região do bairro João Crevelaro.  “A população tem que ajudar. Temos que ter acesso as casas para orientar e eliminar possíveis criadouros”, pediu o chefe do CCVZ, João Paulo Lacerda.

CASOS - De 1º de janeiro até 18 de março, foram registrados em Birigui 1.119 casos prováveis de dengue (428 casos positivos e 691 casos em investigação). Neste período foram 1.591 notificações. Três mortes por suspeita de dengue estão sendo investigadas.

“A realização dos arrastões foi uma determinação do prefeito Cristiano Salmeirão e reúne um trabalho integrado entre as secretarias de Saúde, Serviços Públicos/Água/Esgoto e Administração”, completou o chefe do CCVZ, João Paulo.

Segundo ele, o principal objetivo dos arrastões é recolher matérias que possam acumular água parada, onde o mosquito se prolifera, além de orientar sobre como limpar os imóveis corretamente.

Além de recolher materiais, os agentes da prefeitura entregam panfletos educativos, onde os moradores podem obter informações de como combater o Aedes e limpar sua residência de maneira correta.

“Após conseguir diminuir em 99% o número de casos positivos de dengue, isso em 2017, a doença voltou a ser problema este ano. Temos que continuar trabalhando e esse trabalho precisa ser feito em conjunto”, pediu o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Assessoria de Imprensa / Texto e foto: Tiago Lotto