02/04/2019
Os Desafios de Envelhecer no Século XXI foi tema da 1ª Conferencia Municipal da Pessoa Idosa

A Prefeitura de Birigui, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social, e CMI (Conselho Municipal do Idoso) realizou na ultima quinta-feira, 28 de março, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento aconteceu no auditório do Centro de Integração Social – CIS, que fica na rua Santa Tereza, 365, no bairro Vila Troncoso.

A conferência teve como público-alvo pessoas idosas; conselheiros municipais; conselheiros tutelares; assistentes sociais, representantes do Cras e Creas; conselhos setoriais (saúde e esportes); instituições privadas, além de outras entidades ligadas à rede de proteção ao idoso.

Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Politicas Publicas foi o tema da conferência, que teve como palestrante o advogado Pedro Luís Menti Sanches, formado em Direito, pós graduado em Direito Administrativo e Gestão Municipal com MBA em Gestão Pública e Governamental. A conferência teve como objetivo a construção de políticas públicas voltadas à afirmação da proteção e direitos da pessoa idosa.

A discussão foi desenvolvida em quatro eixos temáticos: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer. Educação: Assegurando os direitos e emancipação humana. Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa. Os Conselhos Direitos: Seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Durante o encontro foram apresentadas as propostas sugeridas nas pré-conferências realizadas durante o mês de março nos territórios de abrangência dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social). As propostas aprovadas passarão a valer como diretrizes para todas as ações e políticas públicas desenvolvidas no município para as pessoas idosas. Ao final houve a eleição de para uma delegada titular e uma suplente que representarão o município na Conferência Estadual que acontecerá no mês de agosto.

Também prestigiaram o evento o secretário Ivan Ribeiro (Esportes e Lazer), vereador César Pantaroto, e o presidente do CMI Roberto Jabrawan.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Textos e fotos: Jéssica Bassetto