| 
	A diretora municipal de Trânsito, Melissa Puertas Sampaio, foi destaque em uma campanha do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP). 
	Denominada #elasporELAS, a campanha foi lançada no Dia Internacional da Mulher (8 de Março), trazendo histórias de mulheres de vida ligadas ao trânsito. 
	O objetivo da campanha é inspirar e encorajar outras mulheres a uma nova profissão, um novo comportamento, novos olhares e desafios. 
	Vinte e quatro mulheres gravaram depoimentos sobre suas experiências e ensinamentos, tendo o Trânsito como tema. O trânsito figura de forma muito particular em cada uma das histórias, algumas com viés profissional e outras com foco pessoal. 
	Quase 40% das 24 milhões de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) registradas no Estado de São Paulo são de mulheres (9 milhões). 
	Só em 2018, 280.332 primeiras habilitações foram emitidas para o sexo feminino, o que representa 46% do total de permissões para dirigir expedidas no período (608.215). Número maior que em 2017, quando o percentual de primeiras habilitações para mulheres foi de 44,8%. 
	Apesar do elevado número de mulheres no trânsito, quando o assunto é segurança, o cenário é bastante diferente. De acordo com dados do Infosiga-SP, das 5.459 fatalidades no trânsito do Estado de São Paulo, menos de 20% foram de mulheres (1.005). 
	Deptrans Birigui – O Departamento Municipal de Trânsito e Serviços de Birigui é administrado por Melissa Puertas Sampaio, professora universitária com doutorado na área de trânsito e vários cursos especializantes, inclusive internacionais. 
	Ela foi uma das 24 mulheres participantes do projeto #elasporELAS. Melissa diz ser apaixonada por trânsito, com o objetivo sempre de salvar vidas. 
	“O trânsito é o maior meio social que nós vivemos. E é um meio que até poucos anos era dominado pelos homens. Hoje felizmente as mulheres estão conseguindo mudar esse cenário. Foram inúmeros obstáculos, mas a cada dia, as mulheres conseguem vencer um deles, principalmente o preconceito da sociedade”, disse Melissa. 
	A gestora do Deptrans ressalta a força das mulheres, a competência e o amor que realizam no trabalho são fundamentais para mudar esse cenário até então dominado pelos homens. 
	O Detran.SP traz as histórias no site oficial do Governo do Estado de São Paulo (www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/acao-do-detran-sp-destaca-historias-de-superacao-das-mulheres/). Está disponível, também, no Facebook do Detran.SP. 
	  
	COMUNICAÇÃO PREFEITURA 
	Assessorias da Prefeitura de Birigui e Detran.SP |