09/04/2019
VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE: moradores devem procurar um das dez UBSs do município

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou no último dia 10 de abril. Na primeira fase da Campanha serão priorizadas crianças com idade entre 6 meses até 5 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, de acordo com o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

As vacinas serão aplicadas nas dez UBS (Unidades Básicas de Saúde de Birigui), que atendem das 7h às 18h. Vale lembrar que as unidades de ensino da Prefeitura de Birigui (escolas e creches) irão solicitar das mães a entrega dos certificados de vacinação  contra a gripe. Conforme Lei Municipal 6.649/2018, é obrigatória a apresentação do certificado para campanhas e matrículas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o conhecido “Dia D de combate a gripe” será dia 4 de maio. No dia “D”, além das 10 UBSs, a vacinação também estará disponível no Departamento de Vigilância Epidemiológica (prédio do antigo Pronto-Socorro) e em um posto volante, que será montado no bairro Portal da Pérola.

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório. Sua transmissão se dá por contato com secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias.

A vacina contra a Influenza é trivalente, ou seja, composta por 3 subtipos do vírus inativo, da Influenza. A vacina é contraindicada para pessoas com reação alérgica ao ovo e a crianças menores de 6 meses.

Serão contemplados com a vacina:

- crianças de 6 meses até 5 anos,

- gestantes,

- puérperas (até 45 dias após o parto),

- trabalhadores de saúde,

- indígenas,

- idosos com 60 anos ou mais,

- professores das escolas públicas e privadas,

- portadores de doenças crônicas como doenças respiratórias, doença cardíaca, doença renal, doença hepática, doença neurológica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados, e portadores de trissomias.

Resumo:

A campanha seguirá as seguintes etapas de vacinação para os grupos prioritários:

No período de 10 a 19 de Abril: crianças e gestantes.

A partir de 22 de Abril: todos os outros grupos prioritários.

A orientação é que indivíduos com os sintomas da gripe evitem aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados, e adotem hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Para prevenir a doença, é recomendada medidas gerais de proteção, como a constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, e a adoção da etiqueta respiratória, que consiste em espirrar na parte de dentro dos cotovelos e cobrir a boca ao tossir, visando à redução do risco de infecção pelo vírus.

Outra dica importante é não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas. É importante ficar alerta a sinais e sintomas de gravidade para, nesses casos, buscar imediatamente avaliação em uma unidade de saúde.

OBRIGATÓRIO - Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 14, parágrafo 1º, é obrigatório que os pais ou responsáveis vacinem seus filhos.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Agência Brasil e Secretaria de Saúde de Birigui