A Secretaria de Educação de Birigui vem a público esclarecer o ocorrido no último dia 5 de abril (sexta-feira) na EM (Escola Municipal) Dirce Spínola Najas:
1-Uma professora da escola, que ministra aulas para alunos uma turma do Ensino Fundamental (crianças de 8 anos de idade), aplicou como tarefa o recorte de um quadrinho. A tarefa pedia para o aluno identificar o humor na tirinha entregue aos alunos.
2-Sem perceber, durante a apertada agenda do dia a dia, a professora não observou que a tirinha estava alterado, contendo conteúdo inadequado.
3-No dia 8 de abril, segunda-feira, pela manhã, a Secretaria Municipal de Educação foi até a escola, quando esteve reunida com a equipe gestora da unidade para apurar o fato. A noite, também na escola, a equipe gestora, a professora e os pais dos alunos desta turma estiveram reunidos. A professora reconheceu o erro, assumiu que entregou a tirinha sem ler o conteúdo e pediu desculpas, frisando que não tinha o objetivo de enfatizar esse tipo de assunto.
4-A Secretaria Municipal de Educação encaminhou o fato para a Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos, que está analisando o ocorrido para as devidas providências.
5-A administração informa, ainda, que a professora é concursada, tem 15 anos de trabalho na Rede Municipal de Ensino e sempre foi elogiada pelos pais e pelos profissionais das unidades onde trabalhou. Ela continua ministrando aulas normalmente.
6 - ATUALIZADO DIA 24 DE ABRIL - A Prefeitura de Birigui abriu sindicância para apurar o caso. A Portaria número 1.037/2019 é do dia 18 de abril e foi publicada no Diário Oficial Eletrônico de Birigui dia 23 de abril de 2019. A sindicância está em andamento e a professora continua ministrando aulas.
PREFEITURA DE BIRIGUI
Secretaria Municipal de Educação / Assessoria de Imprensa
|