06/05/2019
Prefeito e secretária de Saúde acompanham trabalhos do Dia D de Vacinação contra a Gripe

A Secretaria de Saúde de Birigui realizou no último sábado, 4 de maio, o dia D de Vacinação contra a Gripe. As dez UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e a Vigilância Epidemiológica ficaram abertas das 8h às 17h para imunizar todas as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha.

A vacinação também ocorreu das 8h às 17h em três postos volantes: Escola Municipal Yvonne Miragaia Peruzzo, no Portal da Pérola 2; no hipermercado Muffato e no Supermercado Bandeirante, no bairro Silvares.

No período da manhã, o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, e a secretária de Saúde de Birigui, Marian Nakad, acompanharam os trabalhos na Vigilância Epidemiológica, onde fica a sede da Secretaria Municipal de Saúde, na Praça Gumercindo de Paiva Castro, sem número, no Centro.

“Fiz questão de visitar os servidores da Prefeitura de Birigui que trabalharam durante o Dia D. Também aproveitei e já tomei a vacina contra a gripe”, disse o prefeito municipal.

“É importante se vacinar antes do início da circulação dos vírus causadores da influenza (gripe). A vacina protegerá contra as formas mais graves da doença que pode evoluir com internação ou óbito”, disse a diretora da Vigilância Epidemiológica, Mauricéia Bruna Alves Gonçalves.

A vacina protege contra o H1N1 e H3N2, subtipos do vírus influenza A, e contra o inflluenza B.

Para receber a dose, é importante apresentar a carteirinha de vacinação e um documento de identificação com foto.

Até o dia 25 de abril, 5.504 biriguienses procuraram as unidades de saúde para se vacinar, o que representa 18,77% do público-alvo. O número sofreu alteração no sábado, dia 4, quando foram aplicadas 4.200 doses. Desde o início da campanha já foram aplicadas 14.811 doses, sendo 45% crianças; 47% trabalhador; 40% gestantes; 51% puérperas; 51% idosos; 36% professores; e 41% comorbidade.

Grupos Prioritários

•          Pessoas com mais de 60 anos

•          Crianças de 6 meses a menores de 6 anos

•          Gestantes

•          Mães no pós-parto (até 45 dias)

•          Pessoas com necessidades especiais

•          Doentes crônicos

•          Professores

•          Profissionais da saúde

•          Profissionais das forças de segurança e salvamento

Conforme o Ministério da Saúde, a transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

A população em geral deve adotar cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ou o braço ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar, imediatamente, o médico.