06/05/2019
Secretaria de Saúde de Birigui iniciou o Projeto “Semanão da Prevenção – Todos Contra o Aedes”

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, dia 6 de maio, o Projeto “Semanão da Prevenção – Todos Contra o Aedes”, que visa eliminar criadouros do mosquito e reduzir a incidência de casos positivos de dengue na cidade.

A administração municipal focou atividades dentro de cinco escolas mantidas pela Prefeitura de Birigui: Profª Izabel Branco (bairro Ivone Alves Palma); Profª Nayr Borges Penteado (bairro Costa Rica); Profª Geni Leite da Silva (bairro Silvares); Profª Leonor Chaim Cury (Jardim Santana) e Profª Ruth Pintão Lot (João Crevelaro).

O “Semanão” acontece até sexta-feira, dia 10 de maio. O objetivo geral do projeto é estimular alunos, professores, coordenadores, diretores, familiares, amigos e vizinhos das escolas a praticarem medidas de controle e prevenção contra as Arboviroses (Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela).

Idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde, o projeto recebe apoio das secretarias de Serviços Públicos/Água/Esgoto, Meio Ambiente, Cultura/Turismo, do Núcleo de Gestão Estratégica da Secretaria Municipal de Gabinete, da Santa Casa de Misericórdia de Birigui e da Coopertrabi (Cooperativa dos Trabalhadores Catadores de Materiais Recicláveis de Birigui).

“Orientamos os profissionais das cinco escolas como os alunos (e seus pais) podem ajudar a combater o mosquito Aedes. Fornecemos orientações sobre o Semanão da Prevenção – Todos Contra o Aedes’, que necessitará de um trabalho integrado dos envolvidos”, explicou o educador em saúde pública, Marco Sanchez, do Centro de Controle de Vetores e Zoonoses (CCVZ).

Visando incentivar a participação dos estudantes, o projeto irá sortear 5 bicicletas (uma para cada escola). Também haverá premiação para o aluno que somar o maior número de cupons (quem recolher o maior número de materiais inservíveis). Haverá premiação de 5 caixas de som portátil (uma para cada escola). O sorteio das bicicletas e a entrega das caixas de som será no dia 18 de maio, na Praça Dr. Gama, às 10h30.

COMO AJUDAR E COMO CONCORRER AOS PRÊMIOS?

O aluno deverá recolher recipientes que possam servir de criadouros do mosquito Aedes e entregar na sua escola. Para ganhar cupons e participar do sorteio basta trocar na escola.

“Entregou recipiente, ganhou cupom. Simples, objetivo e de grande ajuda no combate ao mosquito”, resumiu o educador Marco Sanchez, da Prefeitura de Birigui.

Os organizadores do evento pedem atenção para que crianças não carreguem recipientes cortantes, como garrafas de vidro quebradas, não levar materiais após o horário de aula e não levem entulhos de construção, telhas, blocos, tijolos ou objetos que não acumulem água parada.

Também é recomentado pelos organizadores que os alunos levem materiais inservíveis acompanhados de um adulto (pai, mãe, irmãos, tios, entre outros).

REGULAMENTO - O aluno que entregar:

1 saco preto de 50 litros cheio terá direito a 1 cupom

1 saco preto de 100 litros cheio terá direito a 2 cupons

3 sacolas plásticas cheias: 1 cupom

5 sacolas plásticas cheias: 2 cupons

3 pneus de bicicleta: 1 cupom

2 pneus de carro de passeio: 1 cupom

1 pneu de trator: 3 cupons.

Outras quantias serão analisadas pelos profissionais da escola e membros da comissão organizadora.

Também são parceiros do projeto o Laboratório Bio Análise; Gráfica VRA Brasil; CENAIC (Centro Nacional Integrado de Cursos); Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui) e Pontual Propaganda.

Fotos: organizadores do projeto