08/05/2019
Ministério da Saúde e Furp atrasam entrega de medicamentos; remédios estão em falta em Birigui

Atualmente, dos 134 medicamentos que o Ministério da Saúde compra e distribui para os estados, 25 estão em falta ou com entregas insuficientes. Outros 18 registram estoques muito baixos.

A informação foi publicada nesta quarta-feira, 7 de maio, no portal g1.globo.com, que trata o tema como “uma crise histórica no abastecimento de remédios em todo o Brasil”. Outros sites de notícias também informaram sobre a falta de medicamentos oferecidos gratuitamente aos cidadãos.

Em Birigui o problema também ocorre com os medicamentos  de Assistência Básica, que são fornecidos pela Furp (Fundação para o Remédio Popular), que é o laboratório farmacêutico do Governo do Estado de São Paulo. Dentre os medicamentos fornecidos, oito estão em falta.

Outros 13 remédios de responsabilidade do governo municipal também estão em falta, porém já foram comprados. A prefeitura aguarda a chegada dos medicamentos, já que a empresa tem 15 dias para entregá-los.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, doze destes remédios que estão em falta na cidade são da saúde mental.

Em função do atraso da Furp, estes medicamentos - mesmo sendo de responsabilidade do governo estadual - já foram adquiridos pelo município para melhor atender a população. A entrega destes medicamentos deve ocorrer nos próximos dias.

Veja, abaixo, os remédios que estão em falta na cidade. Importante informar que essa listagem é desta quarta-feira, dia 8 de maio, podendo ser alterada na quinta (9) e na sexta-feira (10), quando novos medicamos deverão ser entregues ao município de Birigui.

Medicamentos em falta em 8/5/2019

• Ambroxol xarope
  • Amiodarona 200 mg
  • Anlodipino 5 mg - Medicamento da FURP
  • Atenolol 25 mg
  • Benserazida + levodopa
  • Sacharomyces 200 mg
  • DIU – Fornecido pela FURP
  • Norestisterona 0,35 mg - Fornecido pela FURP.

MEDICAMENTOS DA SAÚDE MENTAL.

• Imipramina 10 mg
  • Neuleptil 10 mg
  • Imipramina 25 mg
  • Haloperidol 5 mg – Medicamento da FURP.
  • Fenobarbital 100 mg – Medicamento da FURP.
  • Oxcarbamazepina 600 mg
  • Metilfenidato 10 mg
  • Bromazepam 3 mg
  • Carbamazepina 200 mg - Medicamento da FURP
  • Diazepan 10 mg – Medicamento da FURP.
  • Tioridazida 100 mg
  • Tiamina 300 mg -  Medicamento da FURP.

NÚMEROS - Segundo a Farmácia Municipal, no primeiro quadrimestre de 2019 (janeiro, fevereriro, março e abril), a administração realizou 68.006 atendimentos. Neste mesmo período foram entregues 4.408.122 medicamentos (quatro milhões, quatrocentos e oito mil, cento e vinte e dois remédios).