09/05/2019
Estado anuncia recursos para várias cidades; Birigui receberá R$ 200 mil para pavimentação

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira, 8 de maio, o pagamento de R$ 30 milhões em recursos para pavimentação, recapeamento e outras obras de infraestrutura para 167 municípios.

O investimento foi autorizado pelo governador João Doria e pelo secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes. Participaram do ato os 167 prefeitos e demais autoridades.

Com o empenho de convênios de até R$ 200 mil, Birigui está na lista das cidades contempladas. O prefeito Cristiano Salmeirão estava na Assembleia Legislativa no momento do anúncio e recebeu a notícia de que o município receberá R$ 200 mil. “Vamos usar essa verba em pavimentação. Estamos trabalhando forte para buscar recursos para a melhoria das ruas e avenidas de Birigui”, disse o chefe do Executivo.

Segundo o Governo do Estado, os acordos estavam parados desde o decreto nº 63.640, de agosto de 2018, quando a gestão anterior determinou o cancelamento de quitação de restos a pagar anteriores a 2018. Já no final de 2018, a antiga administração estadual anunciou outra parte destas parcerias, mas também sem previsão de recursos no orçamento.

No site do governo estadual, Doria afirma: “Eu prometi e cumpri que faríamos um governo municipalista”, disse. “Todas as pautas municipalistas são compartilhadas com todos os secretários [de Estado]. Todos participam, é ação coletiva, é uma nova forma de governar”, acrescentou o governador.

Dória também deixou claro que todos os pleitos municipais serão recebidos e analisados pelo Palácio dos Bandeirantes, independentemente de filiação partidária de cada prefeito.

“Queremos integrar todas as prefeituras. Não tem partidarismo, não tem ideologia no nosso governo. Aqui, todos estão trabalhando por todos”, encerrou João Doria.

Segundo o explicou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, esses recursos não estavam inscritos em restos a pagar do orçamento da pasta.

“Seriam obras que não aconteceriam e, graças à austera contenção de gastos e otimização de recursos nos primeiros meses desta gestão, os resultados já podem beneficiar diretamente a população paulista. Priorizamos saldar uma dívida deixada pela gestão anterior a anunciar novos convênios”, falou Vinholi.

Com dados do Governo do Estado de São Paulo

Foto: Governo do Estado de São Paulo (Divulgação)