10/05/2019
Semanão Todos contra o Aedes: Prefeito visitou a Escola Municipal Profª Izabel Branco

O prefeito Cristiano Salmeirão e o assessor executivo da Secretaria Municipal de Gabinete, Carlos Farias, visitaram na tarde desta sexta-feira, dia 10 de maio, a Escola Municipal Profª Izabel Branco, unidade de ensino da Prefeitura de Birigui que fica no bairro Ivone Alves Palma. Eles foram recebidos pela coordenadora Sueli Teixeira Gonçaves e demais servidores da escola.

A administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu de 6 a 10 de maio o Projeto “Semanão da Prevenção – Todos Contra o Aedes”, que visa eliminar criadouros do mosquito e reduzir a incidência de casos positivos de dengue na cidade.

Além da escola Izabel Branco, a Prefeitura de Birigui realizou o projeto nas escolas Profª Nayr Borges Penteado (bairro Costa Rica); Profª Geni Leite da Silva (bairro Silvares); Profª Leonor Chaim Cury (Jardim Santana) e Profª Ruth Pintão Lot (João Crevelaro).

“O objetivo geral do projeto é estimular alunos, professores, coordenadores, diretores, familiares e amigos a praticarem medidas de controle e prevenção contra as arboviroses, ou seja, combatendo a Dengue, a Chikungunya, o Zika vírus e a Febre Amarela”, falou o prefeito de Birigui.

O chefe do Executivo foi conhecer de perto as ações do projeto, principalmente as ações que envolvem os estudantes das unidades de ensino mantidas pela Prefeitura de Birigui.

“Achei muito inteligente a forma de envolver as crianças na limpeza. Cada aluno recolhe materiais inservíveis e os materiais são trocados por cupons. Os cupons são depositados nas urnas espalhadas nas cinco escolas. Quem entrar no sorteio concorre a uma bicicleta e a uma caixa de som portátil”, explicou Cristiano Salmeirão.

Os brindes serão sorteados no dia 18 de maio (sábado), às 10h30, na Praça Dr. Gama. Os organizadores prometem, ainda, o sorteio de brindes surpresas, que serão revelados no dia 18.

PARCERIA - Idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde, o projeto recebe apoio das secretarias de Serviços Públicos/Água/Esgoto, Meio Ambiente, Cultura/Turismo, do Núcleo de Gestão Estratégica da Secretaria Municipal de Gabinete, da Santa Casa de Misericórdia de Birigui e da Coopertrabi (Cooperativa dos Trabalhadores Catadores de Materiais Recicláveis de Birigui).

Como apoio, o projeto tem suporte do Laboratório Bio Análise; da Gráfica VRA Brasil; do CENAIC (Centro Nacional Integrado de Cursos); da Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui) e da agência Pontual Propaganda.

Segundo o educador em saúde pública, Marco Sanchez, do Centro de Controle de Vetores e Zoonoses (CCVZ), o  aluno que recolher recipientes que possam servir de criadouros do mosquito Aedes deve levar até sua escola e trocar por cupons.

“Entregou recipiente, ganhou cupom. Simples, objetivo e de grande ajuda no combate ao mosquito”, resumiu o educador, que também esteve na escola na tarde desta sexta-feira (10).

Os organizadores do evento pedem atenção para que crianças não carreguem recipientes cortantes, como garrafas de vidro quebradas, não levar materiais após o horário de aula e não levem entulhos de construção, telhas, blocos, tijolos ou objetos que não acumulem água parada.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto e fotos: Tiago Lotto