13/05/2019
Meio Ambiente fez distribuição de mudas para plantio em calçadas no Parque Acapulco

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a AGA (Associação do Grupamento Ambientalista) promoveram no último sábado, dia 11 de maio, mais uma ação do projeto de arborização urbana “Birigui Sustentável”.

Juntos, os servidores da prefeitura e os voluntários da AGA distribuíram gratuitamente 35 mudas para plantio em calçadas. “Ao adotarem uma muda os moradores assinam um termo de compromisso de plantio, indicando o local e assumindo a responsabilidade de cuidar da árvore até seu desenvolvimento natural”, explicou o diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Jefferson Rabal.

A doação das mudas ocorreu no Parque Acapulco, na esquina das ruas Franciso Contel com João Trigolo. A ação aconteceu das 9h às 11h. “Atingimos o nosso objetivo, que foi de doar 55 mudas e orientar a população sobre a importância da arborização”, comentou Jefferson Rabal.

Segundo o diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foram distribuídas as espécies Sibipiruna, Árvore da China, Cabreúva, Canelinha, Cassia Imperial, Dedaleiro, Sabão de soldado, Magnólia, Malaleuca e Reseda comum.

O projeto de arborização urbana Birigui Sustentável estará nas principais regiões da cidade, com campanha de incentivo de plantio de árvores.

Outras informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que atende na rua Siqueira Campos, 362, Centro, primeiro andar. O telefone é (18) 3643-6190.

BENEFÍCIOS – As árvores desempenham um papel de extrema importância na melhoria da qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente.

Entre os benefícios, podemos citar: sombra para pedestres e veículos, proteção contra os ventos, diminuição da temperatura em dias de forte calor, diminuição da poluição sonora, bem-estar psicológico, melhoria da estética das ruas e avenidas, redução do impacto da água da chuva, preservação da fauna silvestre, entre outros.

Muitos médicos defendem que uma cidade arborizada ajuda na respiração da pessoa, melhorando, assim, sua saúde.

Fotos: Jefferson Rabal - Secretaria de Meio Ambiente de Birigui